Para os usuários do iPhone, o app Saúde não é novidade. Nativo desde 2014 com a atualização do iOS 8, o aplicativo tem funções muito interessantes para o cotidiano. Aliás, é um excelente aliado para situações imprevistas, já que guarda informações relevantes sobre o usuário. Com ela, qualquer pessoa, como um socorrista, pode identificar o tipo sanguíneo ou mesmo localizar contatos de emergência. Por isso, não deixe para depois e configure a ficha médica no seu app Saúde agora mesmo!

Por que configurar a Ficha Médica no app Saúde?

A Apple está sempre se inovando, com recursos modernos que visam à qualidade de vida de seus usuários. Nesse sentido, um grande destaque é o Apple Watch – companheiro perfeito de quem busca mais saúde e disposição. Ao mesmo tempo, o iPhone também oferece aplicativos focados em bem-estar, que estimulam hábitos saudáveis para uma rotina plena.

Aproveitando ao máximo todos os recursos dos dispositivos, o aplicativo nativo Saúde tem muitas funcionalidades. Nele, o usuário cadastra informações como alergias, medicações contínuas, condições médicas ou mesmo o seu tipo sanguíneo. Outro detalhe importante é que a partir do app, terceiros podem acessar seus contatos de emergência em caso de necessidade. Dessa forma, fica fácil encontrar uma pessoa responsável em situações delicadas.

Como configurar a Ficha Médica?

O passo a passo é muito simples. Tanto que o cadastro da sua ficha médica pode ser concluído em poucos minutos. Para começar, basta seguir as orientações abaixo:

  • Procure o app Saúde no seu iPhone e clique para abri-lo.
  • Toque na aba Resumo.
  • Selecione a opção Ficha Médica no menu principal e clique em Começar.

Feito isso, sua ficha médica será aberta, permitindo a inserção de dados importantes. Você pode começar selecionando uma foto de perfil. Depois, confirme seu nome completo e data de nascimento. Logo abaixo haverá campos para problemas de saúde, notas médicas, alergias e reações e, por fim, medicamentos.

Em seguida, é possível colocar seu grupo sanguíneo e informar se é doador de órgãos. Depois de adicionar seu peso e altura, é hora de informar o idioma e, principalmente, seus contatos de emergência. Assim, caso você ligue para um serviço de emergência, o iPhone enviará uma mensagem informando seus contatos e a sua localização. Incrível, né? 🙂

Importante! No fim desta aba, o usuário pode autorizar que a ficha médica seja exibida mesmo com o iPhone bloqueado. Isso é essencial para situações de risco, possibilitando que qualquer pessoa tenha acesso a ela com o dispositivo em mãos.

Editando seus contatos de emergência

Se você quer atualizar a lista de contatos de emergência, basta seguir os mesmos passos anteriores. No menu principal da ficha médica do app Saúde, vá até o campo de contatos para emergência e clique em “adicionar contato para emergência”. Sua lista de contatos será aberta e você poderá selecionar o desejado. Inclusive, indicando sua relação de proximidade. Para excluir um contato, é só seguir a mesma orientação e optar por removê-lo.

Funcionalidades no seu Apple Watch

O app Saúde também pode ser sincronizado com o seu Apple Watch – ideal para a rotina de exercícios físicos. Além da ficha médica, que vimos ser fundamental para a segurança no dia a dia, o aplicativo contém outras ferramentas interessantes. Para o público feminino, por exemplo, é possível controlar o ciclo menstrual, recebendo alertas no decorrer do mês. Outras informações podem ser sincronizadas a apps como o ECG e o relógio.

Tanto no iPhone quanto no Apple Watch, dá para registrar sua quantidade de passos, calorias gastas e distâncias percorridas. Também há uma opção que permite acompanhar seu sono, com relatórios focados na melhoria das horas dormidas. Assim, seus dispositivos funcionam como verdadeiros aliados na busca por uma vida mais leve e saudável.

E aí, já configurou sua ficha médica? Como você sabe, aqui no blog da iPlace você sempre encontra dicas úteis para tornar sua rotina mais prática e dinâmica.

 

Foto: Apple/Divulgação