O aguardado iOS 16, novo sistema operacional do iPhone, vai mesmo trazer muitos aprimoramentos e recursos inéditos! Aliás, foi isso que se viu já na abertura da WWDC 2022 (a conferência anual da Apple para desenvolvedores). Na oportunidade, a fabricante anunciou ainda que o MacBook Air e o MacBook Pro receberão o novíssimo chip M2. Com isso, a próxima geração dos portáteis deve entregar um desempenho geral 18% superior à anterior.

Já no que se refere ao iOS 16, novidade é o que não falta! Por exemplo: agora os usuários de iPhone podem personalizar a Tela Bloqueada, guardar fotos de família na Fototeca Compartilhada do iCloud, desfazer mensagens enviadas, agendar e-mails e descobrir muito mais com o Texto ao Vivo e a Pesquisa Visual. “O iOS 16 é um grande lançamento com atualizações que mudarão a forma de usar o iPhone”, disse Craig Federighi, senior vice president of Software Engineering da Apple. Saiba mais a seguir:

Experiência personalizada na Tela Bloqueada no iOS 16

Com o iOS 16, a Tela Bloqueada está mais pessoal, linda e útil. Graças a um novo efeito em multicamadas, a imagem é exibida artisticamente ao redor do relógio, criando uma sensação de profundidade. Os usuários também podem mudar o formato da data e da hora com vários estilos e cores de fonte. Além disso, há widgets para exibir informações com mais facilidade, incluindo próximos eventos do calendário, previsão do tempo, nível da bateria e muito mais.

Outra novidade é que os usuários podem criar variações da Tela Bloqueada usando seus emojis ou cores favoritas. Aliás, é possível ter mais de uma versão da Tela Bloqueada, alternando entre elas com um simples deslizar de dedo. Para completar, as notificações agora surgem de baixo para cima, deixando livre a visão da Tela Bloqueada personalizada.

Novidades no modo Foco

O Foco está mais poderoso e fácil de configurar. Isso porque agora ele se conecta à Tela Bloqueada, permitindo vincular papel de parede e widgets a um modo específico. Com o filtro do Foco, apps como Calendário, Mail, Mensagens e Safari só podem exibir conteúdo relevante para o modo escolhido.

Fototeca Compartilhada do iCloud

Com a Fototeca Compartilhada do iCloud, até seis pessoas podem colaborar numa mesma biblioteca, adicionando imagens e vídeos. Aliás, é possível personalizar o modo de colaboração desejado. Por exemplo, uma nova função no app Câmera permite enviar fotos automaticamente para uma Fototeca Compartilhada.

Cancelando envio de mensagens

A partir do iOS 16, usuários podem editar ou desfazer o envio de mensagens. Além disso, o SharePlay está chegando ao Mensagens para usuários curtirem juntos conteúdos como filmes e músicas e terem o controle da reprodução enquanto conversam pelo app.

Novas ferramentas para o Mail

Agora é possível agendar um e-mail com antecedência e até desfazer o envio alguns instantes depois. Ou seja, cancelar o envio antes que a mensagem chegue à caixa de entrada do destinatário. Além disso, o Mail detecta se o usuário esqueceu de incluir uma parte importante da mensagem, como um anexo. Para completar, houve uma grande renovação do recurso de pesquisa, que agora usa técnicas avançadas para entregar resultados mais relevantes.

Melhorias no Texto ao Vivo e na Pesquisa Visual

O Texto ao Vivo usa a inteligência do aparelho para reconhecer texto em imagens no iOS, e agora também incluirá vídeos. Ou seja: com o iOS 16, os usuários podem pausar o vídeo em qualquer quadro e interagir com o texto. O Texto ao Vivo também adiciona uma função que oferece aos usuários maior rapidez para converter moedas, traduzir textos e muito mais.

Por sua vez, a Pesquisa Visual abre um novo mundo de possibilidades nas fotos. Assim, usuários podem manter pressionada uma parte da imagem para destacá-la do fundo e colocá-la em apps como o Mensagens. Além disso, a Pesquisa Visual agora reconhece pássaros, insetos e estátuas.

Próxima geração do CarPlay

A nova geração do CarPlay promete uma integração mais profunda, “substituindo” o painel do carro pelo da Apple. Assim, será possível controlar o rádio ou mudar a temperatura do ar-condicionado diretamente pelo CarPlay, entre outras possibilidades. Além disso, usando os dados do veículo, o recurso mostrará a velocidade, o nível de combustível, a temperatura e muito mais no painel de informações. Além disso, os usuários conseguirão personalizar o design do painel, incluindo – por exemplo – widgets dos apps Tempo e Música. A lista de veículos que conseguem aproveitar todo o potencial do CarPlay será divulgada até o final de 2023.

Outros recursos do iOS 16

  • O Safari ganhou aprimoramentos de compartilhamento e segurança no iOS 16, usando inclusive os recursos biometria do iPhone.
  • O Mapas da Apple agora calcula trajetos com até 15 paradas que os usuários podem planejar com antecedência. Também traz atualizações de trânsito e integrações com outros apps do iPhone.
  • O Compartilhamento Familiar do iOS 16 oferece uma maneira mais simples de configurar uma conta infantil. Além disso, inclui sugestões de restrição etária para apps, filmes, livros, músicas e muito mais.
  • O recurso Ditado oferece uma nova experiência no aparelho que permite alternar facilmente entre voz e toque.
  • A Siri está ainda mais inteligente – e permite usar atalhos assim que um app for baixado, sem nenhuma configuração inicial.
  • Melhorias no app Casa oferecem aos usuários um controle mais eficiente e seguro de sua casa inteligente. Isso porque uma atualização possibilitará integrar perfeitamente vários acessórios em plataformas diferentes.
  • O app Fitness, que permite registrar e alcançar metas de treino mesmo sem um Apple Watch, ganhou melhorias. Assim, usuários do iPhone podem definir uma meta diária de Movimento e acompanhar seu gasto calórico. Isso porque os sensores de movimento do iPhone conseguem acompanhar passos, distância, lances de escada e treinos de apps de terceiros. Além disso, dá para compartilhar o círculo Movimento com amigos, garantindo mais motivação.
  • Entre outras novidades no iOS 16, o app Saúde agora traz o recurso Medicamentos. Assim, permite criar e gerenciar facilmente uma lista de fármacos, além de configurar horários e lembretes para acompanhar seus remédios, vitaminas e suplementos.
  • O Game Center traz um painel renovado que mostra as atividades e conquistas de amigos nos jogos em um só lugar. Assim, os jogadores podem se aliar ou competir com seus amigos com mais facilidade.
  • O Áudio Espacial personalizado oferece uma experiência de áudio ainda mais precisa e envolvente. Aliás, os ouvintes podem usar a câmera TrueDepth no iPhone para criar um perfil pessoal, obtendo uma experiência de áudio exclusiva.
  • Um novo recurso de privacidade chamado Verificação de Segurança consegue ajudar usuários que sofrem de violência doméstica ou conjugal, removendo todos os acessos concedidos a outras pessoas.
  • Por fim, atualizações de Acessibilidade inauguram melhorias importantes para usuários cegos ou com deficiência visual.

Quando o iOS 16 estará disponível?

O iOS 16 chegará aos usuários em geral no segundo semestre de 2022, como uma atualização gratuita. O novo sistema operacional será disponibilizado para o iPhone 8 e todos os modelos posteriores.

Foto: Apple/Divulgação