Para muita gente, iniciar um estilo de vida mais saudável e manter-se ativo não é tarefa fácil. Afinal, para sair do sedentarismo é necessário estabelecer uma nova rotina – e nem sempre se sabe como adquirir esse hábito. Portanto, se você precisa de uma ajudinha a mais para começar a fazer exercícios, conte com as dicas da iPlace!

Passos básicos para começar a fazer exercícios físicos

1.     Conheça seu corpo

Antes de tudo, é necessário que você esteja em dia com seu check-up de saúde. Desse modo, conseguirá identificar antecipadamente possíveis condições que impliquem algum risco. Então, caso ainda não tenha feito isso, procure seu médico ou um clínico geral para solicitar exames e uma avaliação. Depois, com a ajuda do Apple Watch, basta seguir acompanhando suas métricas em tempo real diretamente no pulso.

2.     Escolha exercícios com seu estilo

Fazer atividades que você realmente gosta de praticar dão muito mais motivação, não é mesmo? Além disso, seu rendimento tende a ser melhor quando a tarefa é prazerosa. Logo, os resultados também acabam sendo mais satisfatórios. Dança, natação, ioga e pilates, por exemplo, são opções diferentes, mas que ajudam igualmente a entrar em forma. Nesse sentido, o Apple Watch e o Apple Fitness+ estão sempre trazendo novidades para incentivar os bons hábitos.

3.     Saiba respeitar seus limites

Para evitar riscos e lesões, é preciso reconhecer e respeitar seus limites. Afinal, seu corpo precisa se acostumar com os exercícios aos poucos. Especialmente se você está tentando abandonar o sedentarismo. Nesse caso, comece devagar e foque suas atividades em treinos e exercícios para iniciantes. Além disso, não se esqueça de acompanhar o seu preparo cardiovascular, um importante indicador de sua saúde.

Para isso, mais uma vez o Apple Watch e o Apple Fitness+ são verdadeiros aliados. Afinal, o dispositivo da Apple faz estimativas de níveis de condicionamento cardiovascular diretamente do pulso. Enquanto isso, o Fitness+ oferece exercícios para todos os níveis de entusiastas – dos iniciantes aos avançados. Além disso, há opções específicas para idosos e gestantes, por exemplo. Aliás, todos os treinos são realizados com uma equipe de instrutores conhecidos, carismáticos e especialistas em suas áreas.

4.     Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem muitas formas de aliar tecnologia e atividades físicas. Nesse sentido, novamente podemos citar o Apple Watch, que oferece treinos para corpo e mente através do Apple Fitness+. Ao mesmo tempo, o dispositivo da Apple fornece as mais importantes métricas para você acompanhar sua saúde e bem-estar em tempo real, diretamente do pulso.

Você também pode optar por roupas com tecnologias que protegem contra o suor e favorecem a movimentação. Assim, você tem segurança e conforto para praticar exercícios em qualquer lugar.

5.     Aposte na música como aliada

O esporte e a tecnologia possuem uma relação direta. Inclusive, já foi comprovado cientificamente que a música melhora o desempenho físico. Então, basta montar sua playlist no Apple Music e curtir sua programação especial para esse momento. Aliás, se quiser garantir o melhor som para começar a fazer exercícios, os AirPods oferecem o recurso de áudio espacial.

6.     Não se esqueça da alimentação

Cuidar da alimentação também é fundamental na hora de investir no preparo físico. Ademais, consultar um nutricionista auxilia a criar um plano alimentar que dê mais disposição e recuperação para os exercícios. Como resultado, você perde calorias e ainda ganha mais motivação para vencer o sedentarismo e facilitar sua nova rotina saudável.

Os benefícios das atividades físicas já são cientificamente comprovados, tanto para prevenir doenças físicas quanto psicológicas. Através dos dispositivos, apps e recursos nativos da Apple, fica bem mais fácil começar a fazer exercícios e se manter ativo. Por isso, não perca nenhuma novidade desse universo e confira sempre as indicações do nosso blog! 🙂

Foto: iStock/dima_sidelnikov