Conforme muitos estudos, a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível. Aliás, especialmente durante os primeiros anos de vida de uma criança. Mas, na vida adulta, com o passar dos anos, será que ainda é possível desenvolver e melhorar esse desempenho? Pois, contrariando suposições populares, a resposta da ciência é “sim”. Inclusive, com a ajuda do iPhone, você pode investir em apps e jogos para estimular o cérebro agora mesmo.

Entre as funções que podem ser trabalhadas estão memória, foco, concentração, tomada de decisão e até velocidade de raciocínio. Então, confira a seguir uma lista de jogos disponíveis na App Store para treinar o cérebro dos adultos.

Como estimular o cérebro e desenvolver habilidades?

Em estudo divulgado recentemente pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, constatou-se que a capacidade de raciocínio de uma pessoa pouco diminui entre os 30 e os 60 anos. Ou seja, diferente do que muitos pensam, o passar do tempo não representa, necessariamente, perda na cognição ou dificuldade de aprendizagem.

Assim como exercícios físicos auxiliam no condicionamento e ganho muscular, existem atividades que desenvolvem funções cerebrais. A chamada “ginástica cerebral” consiste em atividades que estimulem a neuroplasticidade. Esse termo refere-se à capacidade do cérebro de se moldar conforme os estímulos que recebe ao longo da vida. Ou seja, conforme as funções cerebrais são estimuladas, é possível fortalecer funções cognitivas, mesmo na fase adulta.

De acordo com neurocientistas, tarefas que exigem concentração, tomada de decisão, estratégia e atenção auxiliam nesse processo. Assim, evita-se uma queda acentuada nas funções cerebrais com o passar das décadas. Inclusive, quanto mais desafiadoras e constantes forem as atividades propostas, melhor será o fortalecimento cognitivo.

Apps e jogos para estimular o cérebro

Para quem deseja manter em dia o raciocínio lógico e as demais funções cognitivas, a boa notícia é que esses atributos podem ser treinados em casa. Atualmente, existem inúmeros aplicativos para smartphone que colaboram com essas tarefas. No iPhone, por exemplo, basta acessar a App Store e fazer o download do jogo que mais lhe interessar. Aqui estão três sugestões que a iPlace selecionou:

Fit Brain Trainer

Divertido (e até “viciante”), o Fit Brain Trainer é um aplicativo que ajuda a estimular o cérebro e melhorar as funções de concentração, velocidade de raciocínio e memória. São mais de 350 jogos separados por níveis de complexidade. Além disso, é possível conferir o progresso do usuário e as sugestões que o próprio app cria conforme o desempenho de cada jogador.

Treine seu cérebro – Atenção

Com uma série de jogos que estimulam a atenção e treinam a capacidade de concentração do usuário, esse aplicativo proporciona momentos de diversão, independentemente da idade. Ele conta com jogos do tipo quebra-cabeças, labirinto, caça-palavras, associação de cores e palavras e muito mais! Logo, é um treinamento de atenção diária que auxilia nas funções cognitivas.

Lumosity

Desenvolvido por neurocientistas, esse aplicativo oferece uma experiência completa para melhorar a flexibilidade cerebral dos usuários. Ele consiste em uma série de jogos diários, que são disponibilizados pelo app e podem ser realizados a qualquer momento. Para tanto, é necessário que cada jogador selecione o tema que deseja trabalhar. Assim, o app fará sugestões baseadas em cada necessidade. Entre as opções, além da flexibilidade, estão atenção, resolução de problemas, memória, velocidade de raciocínio, entre outros.

Então, o que você achou dessas dicas? Para melhorar seu desempenho e estimular o cérebro diariamente, baixe agora mesmo seus apps preferidos! Mas, caso ainda não tenha um iPhone ou um iPad, sem problemas: é só garantir o seu na iPlace!

Foto: iStock/Pachai-Leknettip