Você também tem a impressão de que os dias estão cada vez mais curtos? Isso é resultado de uma rotina agitada, com compromissos e obrigações que, às vezes, é muito difícil de dar conta. Por isso, nada melhor do que usar a tecnologia para otimizar o tempo, não é? Assim, é possível colocar em dia todas as tarefas e deixar a mente mais tranquila. Nesse contexto, para os usuários Apple, a Siri é uma grande aliada nessa busca. Afinal, o comando de voz ajuda a economizar tempo e, ainda proporciona facilidades que, dificilmente, você vai conseguir viver sem. Quer saber mais? Então confira nossas dicas a seguir!

Como a Siri pode auxiliar no seu dia a dia?

Quando se fala em comando de voz, a Siri é unanimidade. Afinal, a assistente da Apple proporciona muitas facilidades para a rotina dos usuários. Funcionando por meio da Inteligência Artificial, ela permite que o usuário Apple navegue pelos dispositivos e realize ações de diferentes finalidades com a própria voz. Aliás, esse recurso vai desde comandos simples, como buscar um app no iPhone ou iPad, até pesquisas mais complexas na internet.

Porém, você sabia que é possível ir além e obter a ajuda da Siri para realizar tarefas em sua casa? Por exemplo, a assistente de voz permite que o usuário se conecte com outros dispositivos compatíveis com iOS, simplificando a rotina. Outras funções, como acender as luzes de casa, também podem ser executadas quando conectado ao HomeKit, no app Casa. Para isso, basta usar a imaginação e explorar ao máximo todos os recursos que a Apple oferece.

Como usar o controle de voz no iPhone ou iPad?

Para ativar o controle de voz no seu iPhone ou iPad, é preciso, primeiramente, contar com a versão iOS 13. Com esse recurso, o usuário consegue facilmente digitar, localizar arquivos, apps e muito mais. Para ativar:

  1. Acessar Ajustes > Acessibilidade.
  2. Selecionar Controle por Voz > Set up Voice Control (Configurar Controle por Voz). Um download será iniciado em segundo plano.

Assim que o download for concluído, um microfone será exibido na barra de status do dispositivo, indicando se o Controle por Voz está ativo ou não.

Dessa forma, sempre que o Controle por Voz estiver ativado, o usuário poderá utilizá-lo a partir da própria voz. Ou seja, tudo que seria feito com toques na tela poderá ser realizado a partir dos comandos de voz. E, para quem ainda está descobrindo as funcionalidades desse recurso, é possível dizer em voz alta “Mostre o que posso dizer”. Em seguida, uma lista com comandos disponíveis será mostrada na tela do seu dispositivo.

No entanto, aqui adiantamos algumas possibilidades que o Comando de Voz da Apple oferece ao usuário. Primeiramente, é possível ativar ou desativar o recurso com o comando “E aí, Siri” ou a partir do Atalho de Acessibilidade. Além disso, ao mencionar “Bloquear tela”, rapidamente o dispositivo é bloqueado, sem qualquer toque. Para uma ação contrária, basta dizer em voz alta “E aí, Siri, ative o Controle por Voz”, ativando novamente o dispositivo.

Conforto e praticidade com o Comando de Voz

Além de deixar a rotina mais ágil, o comando de voz é sinônimo de conforto. Ideal para quem está cansado e deseja relaxar, ele permite que diversas funções no dispositivo sejam realizadas a partir da fala. Assim, não é preciso cansar as mãos ao digitar ou pesquisar mensagens, por exemplo. Aliás, o recurso funciona como uma transcrição dos áudios.

Porém, o dia também fica muito mais fácil ao realizar pesquisas a partir do comando de voz. Com isso, é possível utilizar os mecanismos de procura tradicionais e falar o que deseja pesquisar, sem usar as mãos. Ao realizar essa tarefa, as páginas solicitadas são carregadas e o usuário pode, inclusive, contar com a assistente para ler o conteúdo em voz alta. Demais, não é?

Bônus: Sabe aquele momento que você está fazendo outras atividades no trabalho ou em casa, porém surge uma ideia que precisa ser registrada? Para não perder tempo, a Siri pode auxiliar. Basta integrar o dispositivo utilizado a um software de organização pessoal. Dessa forma, sempre que for necessário, será possível adicionar uma ideia ou uma tarefa à lista de tarefas a partir da voz. É importante saber que cada programa possui comandos próprios, porém todos de fácil compreensão.

Outras funcionalidades do Comando de Voz

  • Trajetos, mapas e locomoção
  • Atualizações sobre notícias do dia
  • Informações climáticas
  • Resultados de jogos
  • Passo a passo de receitas enquanto você cozinha
  • Mercado financeiro e preços de ações
  • Conexão completa com HomeKit no app Casa

Você sabia que a iPlace é revendedora premium da Apple no Brasil? Além disso, nossa equipe possui certificação de assistência técnica autorizada da marca. Ou seja, tanto na hora da compra quanto de uma eventual manutenção, a iPlace é sua grande aliada! 

Por isso, caso você esteja pensando em adquirir um novo dispositivo Apple ou precise de ajuda para utilizar os recursos disponíveis, conte com nossos especialistas e tenha acesso às melhores soluções para a sua necessidade.

Foto: iStock/AntonioGuillem