Você se lembra da última vez em que fez um “detox” de internet? Pois, nestes tempos em que permanecemos conectados do despertar à hora de dormir, é fundamental que saibamos fazer uma pausa. Além de reconquistar o foco em meio às interrupções do mundo digital, é importante se blindar desse turbilhão de informações. Afinal, um fluxo constante de estímulos pode ser prejudicial à saúde – tanto mental quanto física. 

Entretanto, você não precisa ser radical e abrir mão de tudo. Basta saber dosar. Para tanto, uma boa estratégia é utilizar o Modo Foco, recurso que se destaca no iOS 15. Com ele, é possível personalizar a melhor utilização do seu iPhone através de filtros específicos, de acordo com cada momento do dia. Com essa ferramenta ativa, basta selecionar quais aplicativos e contatos podem enviar notificações e em quais horários. Além disso, você pode definir categorias específicas como lazer, trabalho, sono, entre outras. 

Saiba como ativar o Modo Foco e criar as categorias aqui.

Usando o Modo Foco a seu favor

Além de equilibrar o uso da internet, é possível manter uma relação saudável com a tecnologia seguindo pequenos passos. Aliás, mesmo que pareçam simples, eles são capazes melhorar bastante o seu dia a dia. Um deles é fazer pausas durante o trabalho ou estudo, permitindo que seu corpo e mente descansem. Desse modo, sua produtividade aumenta, assim como sua qualidade de vida. Outro passo importante é manter uma boa organização – inclusive, existem aplicativos especialmente pensados para auxiliar nesse processo.

Outra maneira de usar a tecnologia a favor do seu bem-estar é através do App Saúde. Com ele, você consegue reunir as principais informações sobre a sua saúde e ter registro de atividades, métricas, análises de sono e muito mais – tudo na palma da mão. Aliás, o aplicativo coleta dados do iPhone e Apple Watch, além de permitir o compartilhamento de dados com outras pessoas. Dessa forma, é possível estar sempre pronto para qualquer emergência. Ou seja: representa uma nova maneira – mais prática e inteligente – de olhar para a sua saúde.

Para completar, o iOS 15 e o iPadOS 15 trazem mais um modo de auxiliar na concentração, foco e produtividade. Com a função Sons de Fundo, é possível reproduzir sons ambientes no iPhone e iPad. As opções incluem barulho de chuva e oceano, perfeitas para relaxar, além de várias outras.

Habilitando a função Sons de Fundo

Para habilitar os Sons de Fundo, siga o passo a passo:

  1. Acesse a Central de Controle > Dispositivos Auditivos;
  2. Toque em Sons de Fundo;
  3. Verifique as opções disponíveis e selecione a desejada.

A propósito: assim como no iPhone, você pode usar o Modo Foco no  iPad, no Mac e no Apple Watch! Então que tal começar hoje mesmo a colocar as dicas de bem-estar digital em prática?

Foto: iStock/dusanpetkovic