Quantas vezes você precisou interromper uma conversa ou tarefa por conta de uma ligação de telemarketing? Aliás, a inconveniência desses contatos faz com que muitas pessoas até deixem seus dispositivos constantemente no modo silencioso. Entretanto, é possível bloquear chamadas de spam com a ajuda de aplicativos – e até funções nativas do próprio iPhone.

A partir deste ano, está determinado pela Anatel que as empresas de telemarketing identifiquem suas ligações com o número 0303. Dessa forma, torna-se mais fácil reconhecer as ligações indesejadas antes de aceitá-las. Porém, ainda mais prático é utilizar aplicativos para bloquear chamadas de spam de maneira automática. Inclusive, alguns deles mantêm parcerias estratégicas com as próprias operadoras de telefonia. É o caso, por exemplo, do app Truecaller – que já firmou acordos com Oi, Claro e Vivo.

O grande diferencial desse app é uma comunidade com mais de 300 milhões de usuários. Por meio da plataforma, eles podem relatar o que ocorre em cada ligação. Afinal, nem sempre existe um operador de telemarketing por trás das chamadas. Muitas vezes elas são realizadas por “robôs” (sistemas automatizados) e encerradas logo após o usuário atender.

Como bloquear chamadas de spam com o Truecaller

  1. Após fazer o download do aplicativo na App Store, registre o número do seu celular.
  2. A seguir, abra a tela “Ajustes” e selecione “Telefone” > “Bloqueio e identificação” (esse passo é necessário para conceder permissão ao aplicativo).
  3. Acesse então sua lista de chamadas recentes para verificar o que a comunidade relatou sobre cada número de spam.
  4. Em seguida, basta sinalizar o número indesejado e escolher a opção “Bloquear”.
  5. Antes de reportar um número, você pode relatar como foi a chamada e colocá-la em determinada categoria (venda de empréstimo, divulgação de planos, etc.)

Você também pode bloquear chamadas de spam com o recurso nativo no iPhone. Inclusive, além de oferecer o recurso para ligações telefônicas, o iOS permite bloquear e-mails de remetentes indesejados. Com essas ferramentas, você consegue deixar seu iPhone livre de contatos inconvenientes, mantendo o foco nos momentos realmente importantes. Aliás, caso você ainda não tenha um dispositivo Apple ou queira renovar seus equipamentos e acessórios, conte com a iPlace! 🙂

Foto: iStock/Giuseppe Lombardo