Ainda que o iPhone seja sinônimo de conectividade, outros fatores podem deixar sua internet lenta, atrapalhando a navegação. Aliás, a baixa velocidade pode ser causada tanto por problemas de conexão quanto por hábitos específicos do próprio usuário. Eventualmente, a situação acaba ocorrendo por ambos os motivos. Mas, sabendo identificar as possíveis causas, você consegue desfrutar ao máximo da conectividade do iPhone. Isso tanto para acessar sites e redes sociais quanto para curtir músicas, games, filmes e séries com toda a qualidade!

Problemas que deixam sua internet lenta

A princípio, os problemas de conexão mais comuns ocorrem em função do wi-fi ou da rede celular de sua operadora. Quando as causas estão relacionadas ao wi-fi, existem procedimentos simples para resolver a maioria das questões. Porém, é importante atentar também à frequência que está sendo acessada por seu dispositivo. Isso porque, atualmente, existem duas faixas diferentes nos roteadores mais vendidos – 2,4GHz e 5GHz.

Apesar da frequência 2,4GHz oferecer sinal para uma área mais abrangente, sua velocidade acaba sendo limitada. Consequentemente, seus dispositivos podem apresentar internet lenta em alguns momentos. Enquanto isso, a frequência 5GHz oferece internet mais rápida, porém cobre uma área menos abrangente. Então, sempre que for utilizar wi-fi, procure dar preferência às frequências 5GHz. Outra dica é contar com a ajuda de aplicativos desenvolvidos para detectar problemas com sua conexão wi-fi.

Quando a falha estiver relacionada à rede das operadoras, uma ação simples pode ser suficiente para melhorar sua internet lenta. Afinal, basta acessar as configurações e, em seguida, ligar e desligar o modo avião. Dessa forma, o iPhone se reconecta com a rede da operadora e pode realizar uma melhor conexão mais rapidamente.

Hábitos do usuário podem prejudicar o desempenho

Com todo o poder e desempenho do iPhone, utilizar vários aplicativos ao mesmo tempo é um comportamento normal. Tanto apps de redes sociais quanto de ferramentas de edição de imagens ou de comunicação, por exemplo. No entanto, quando estão abertos, muitos aplicativos podem consumir dados em segundo plano e, com isso, deixar sua internet lenta. Assim, caso deseje assegurar uma maior velocidade de conexão, o ideal é fechá-los após o uso. Aliás, isso também vale para abas que não estão sendo mais utilizadas no Safari.

Agora que você sabe como acelerar a internet no seu iPhone, que tal investir também num dispositivo novinho em folha? Afinal, com a Apple você pode ser um dos primeiros a acessar a tão aguardada tecnologia 5G! Isso porque os modelos mais recentes do iPhone já possuem essa capacidade, estando prontos para oferecer internet ultrarrápida aos usuários. Gostou da ideia? Então confira condições especiais na iPlace!

Foto: iStock/nensuria