Nem sempre é fácil ou possível dedicar horas suficientes para ler, pesquisar, estudar e se informar. Porém, mesmo com rotinas aceleradas, tentar aprender algo novo todos os dias é sempre bom. Tanto para ampliar seu conhecimento geral quanto para ficar por dentro de temas relevantes e ter conversas de qualidade.

Diante disso, alguns apps para iPhone e iPad podem servir como grandes aliados. Isso porque estão repletos de conteúdos rápidos que ajudam a expandir seu vocabulário ou estimular o cérebro, por exemplo. Desse modo, conseguem contribuir com milhares de informações para você impressionar amigos, familiares e colegas de trabalho.

Sempre há tempo para aprender

Rotina atribulada? Sem problemas! Inspire-se com a iPlace e veja como manter as ideias frescas sem sobrecarregar sua agenda:

Arte em 2 minutos

Com o DailyArt você será capaz de valorizar ainda mais a arte e desenvolver sua compreensão ao longo do tempo. Afinal, a cada dia, você recebe uma nova obra para se aprofundar, com todas as informações pertinentes. Não apenas sobre o artista, mas também em relação ao tema e ao processo de produção. Desse modo, você tem acesso a guias rápidos, que podem ser lidos em poucos minutos. Consequentemente, o aprendizado é condensado em pequenos blocos diários que mantêm sua motivação para seguir adquirindo mais conhecimento. Inclusive, o app gratuito pode ser utilizado no iPhone, no iPad e até no Apple Watch.

Idiomas em 5 minutos

Com lições rápidas todos os dias, em pouco tempo você pode aprender outras línguas e ir muito além do “olá”. Para tanto, basta contar com a ajuda do Duolingo, que oferece cursos personalizados nos idiomas que você escolher. Por exemplo, com o modo Casual é possível estudar cinco minutos por dia. Enquanto isso, o modo Regular conta com sessões de 10 minutos e, no Intenso, a duração é de 20 minutos. Ao mesmo tempo, o app também traz lembretes para manter a sua motivação e selos para celebrar cada conquista.

Ciência e tecnologia em 10 minutos

Quando se trata de ciência e tecnologia, o TED está entre os melhores apps. Afinal, ele disponibiliza um catálogo enorme de vídeos de alta qualidade, milhares deles com menos de 10 minutos de duração. Além disso, em todas as palestras os especialistas diluem temas complexos em ideias simples.

Programação em 11 minutos

Aprender a programar é desenvolver uma habilidade cada vez mais valorizada e requisitada no ambiente corporativo. Aliás, as vantagens de se adquirir este conhecimento vão além de sua aplicação na área da tecnologia. Visto que o pensamento computacional representa uma estratégia poderosa para solucionar problemas e trabalhar de maneira mais criativa e colaborativa.

Então, que tal se aventurar? Afinal, o STEMpump divide os cursos gratuitos que oferece em aulas individuais que você pode fazer no momento mais conveniente. Assim, é ainda mais fácil aprender programação. Pois, com a ajuda do app, você descobre como começar e conhece todos os tipos de dados e variáveis. Além disso, pode fazer miniprojetos para testar suas habilidades. Aliás, os cursos de programação vão de três a sete horas, divididos em blocos de aproximadamente 11 minutos cada.

Caso queira investir em outras áreas de tecnologia, o STEMpump também tem outros cursos gratuitos nesses mesmos moldes. Desse modo, você pode aprender robótica, design de games e muitas outras ferramentas de design. Apesar de não estar disponível em português, o app é totalmente gratuito e pode ser acompanhado em outros idiomas. Como em inglês ou espanhol, por exemplo.

Literatura em 12 minutos

Tantos livros para ler, mas tão pouco tempo. Se você não consegue ler um livro inteiro por dia ou por mês, experimente o 12 Minutos. Afinal, o app resume clássicos e lançamentos para que você consiga aprender algo novo de maneira mais prática e ágil. Assim, você tem acesso a resumos de 12 minutos de títulos dos mais variados. Em resumo, o app extrai as melhores ideias e percepções dos livros de não ficção mais vendidos do mundo. Depois, organiza o conteúdo em narrativas únicas e autossuficientes batizadas de microbooks. Então, os microbooks podem ser consumidos em áudio e/ou texto em cerca de 12 minutos!

Aulas de especialistas em 20 minutos

Quer aprender a cozinhar, escrever ou tocar ukulele? Pois, qualquer que seja a sua paixão, o MasterClass: Learn New Skill‪s é capaz de ajudar. Afinal, ele traz vídeos curtos com profissionais conhecidos para ajudar a desenvolver seus hobbys. Com mais de 90 instrutores, você terá acesso a uma experiência de aprendizagem imersiva que parece uma aula personalizada. Além disso, as sessões costumam durar menos de 20 minutos, e os cursos têm entre 12 e 30 aulas. Sem contar que você pode ter aulas com Aaron Sorkin, Yotam Ottolenghi, Anna Wintour, Serena Williams e Hans Zimmer. No entanto, os cursos estão disponíveis somente em inglês.

Se você gostou das dicas, agora é só baixar seus apps favoritos e estabelecer seus novos hábitos de aprendizagem! Aliás, para alcançar o sucesso em suas metas, o segredo é ter consistência e foco nas tarefas.

E se você ainda não tem um iPhone, iPad ou Apple Watch, não perca mais tempo e garanta o seu na iPlace! Afinal, com os dispositivos da Apple tudo fica mais prático e fácil. 🙂

Foto: iStock/Deagreez