Para muita gente, fazer exercícios físicos é visto como uma tarefa maçante e pouco motivadora. Especialmente para quem ainda não criou o hábito ou encontrou uma atividade que combine com o seu perfil. Porém, evitar o sedentarismo é primordial para garantir mais saúde física e mental, assim como bem-estar e qualidade de vida. Por isso, os desenvolvedores do app Wakeout! – Movement Therapy criaram uma forma descontraída para manter seus usuários ativos e felizes.

Exercícios físicos com movimentos naturais do dia a dia

Com várias atividades físicas divertidas e fáceis de fazer, o app é compatível com Mac, iPhone, iPad e Apple Watch. Logo, traz opções inovadoras para fazer você se movimentar ao longo de todo o dia, em qualquer hora e lugar. Seja em casa, no trabalho ou onde você estiver. Do quarto à cozinha, o Wakeout oferece terapia de movimento criativo para quase todos os cômodos do lar. Tanto com opções de exercícios para ajudá-lo a acordar de manhã quanto com rotinas de relaxamento para você dormir melhor.

Segundo os desenvolvedores do app, o movimento tem o poder de curar, relaxar, energizar, fortalecer e nos tornar mais felizes. Por isso, Wakeout disponibiliza mais de 1.800 maneiras exclusivas de se mover em mais de 35 situações diferentes. Além disso, as atividades variam de 30 segundos a 10 minutos. Logo, com o Plano de Atividades fica ainda mais simples de agendar sessões de movimento breves ao longo do dia. Aliás, para não deixar de cumprir suas metas, você consegue definir alarmes de exercícios recorrentes com o Active Timer. Ao mesmo tempo, na seção de “alívio” você encontra atividades projetadas para reduzir dores nas costas, ombros e pescoço. Bem como para manter uma boa saúde das mãos, diminuir a fadiga ocular e realizar ioga facial.

5 exemplos de atividades propostas pelo Wakeout

1.      Big Smile

Que tal aprender a relaxar seu rosto depois de um dia inteiro de trabalho? Afinal, sabe-se que a expressão facial não apenas traduz um sentimento, mas também o estimula. Ou seja: quem ri por estar feliz fica ainda mais feliz por sorrir. Então, ao encerrar suas tarefas, busque exercitar seu rosto para ativar uma expressão mais relaxada. Para tanto, acesse o app e vá em Alívio > Face Yoga > Filtro: face > Grande Sorriso. Em seguida, basta realizar a sequência de movimentos indicada pelo Wakeout.

Em primeiro lugar, comece com o rosto relaxado. Depois dê o maior sorriso que conseguir, deixando visíveis todos os seus dentes, continue sorrindo por um instante e repita. Para aproveitar ao máximo esse exercício, tente fazer o sorriso sair direto do abdômen. Dessa forma, você terá uma sensação de felicidade instantânea.

2.      Cushion Press

Caso não saiba, o abraço é responsável por gerar diversos benefícios para a saúde. Por exemplo: ele pode moderar os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardíacas. Também é capaz de fortalecer o sistema imunológico e reduzir os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Por isso, Wakeout traz ainda exercícios para serem realizados em dupla. Tanto para que você possa ampliar sua conexão quanto se divertir com um familiar, parceiro, amigo ou colega.

Para isso, abra o app e acesse Parceiro > Sofá com um parceiro > Filtro: almofada > Prensa de almofada. Em seguida, fique parado ao lado da pessoa e coloque uma almofada entre o seu ombro e o dela. Depois se aproxime, de forma a pressionar a almofada e juntos, façam um agachamento sem deixá-la cair. Então, repita até se sentir como se você estivesse totalmente sincronizado com a outra pessoa. Porém, lembre-se que as duas pessoas precisam se movimentar simultaneamente. Se uma das duas for rápida ou devagar demais, a almofada vai acabar caindo no chão.

3.      Coffee Inhales

Sem dúvida, a organização do tempo e as pausas no trabalho melhoram sua rotina e, principalmente, sua produtividade. Logo, para elevar sua felicidade, o Wakeout traz o exercício Coffee Inhales, que incentiva não apenas a realizar uma pausa. Mas sobretudo aproveitar ao máximo este ritual matinal. Então, acesse Home > Home office > Filtro: café > Coffee Inhales e siga as instruções da sequência de movimentos.

Basicamente, o app indica que você segure a xícara de café com as duas mãos. Como se fosse o objeto mais precioso que você já segurou. Então, lentamente, estenda os braços para fora. Depois aproxime a xícara do peito, sinta os aromas deliciosos do café, diga “hummmmm” e Repita. Quando aproximar a xícara de café a você, feche os olhos e pense que terá um ótimo dia de trabalho.

4.      Standing Cat Cow

Possivelmente você já se sentiu travado depois de um dia inteiro de trabalho. Principalmente ao passar longos períodos sentado. Por isso, o app traz exercícios que ajudam a movimentar suas costas ao encerrar o expediente. Assim, acesse Trabalho > Mesa em pé > Filtro: trechos > Vaca-gato em pé. Depois, siga as etapas do movimento e coloque as duas mãos sobre a mesa de trabalho. Em seguida, arqueie as costas para trás e olhe para o teto. Então, fique nessa posição por um segundo, depois arredonde as costas, olhe para o umbigo e repita. Se quiser, você pode dizer “miau” e “muu” para entrar no clima.

5.      Jab Dodge Jab

Quem nunca ponderou ter um saco de boxe para aliviar as tensões do dia a dia? Pois é exatamente isso que propõe o exercício Jab Dodge Jab. Ao mesmo tempo, a atividade ajuda a sentir que as tarefas estão sob seu controle. Então, acesse Trabalho > Boxe sentado > Filtro: braços > Soco, Esquiva, Soco e experimente. Afinal, é como fluir com o vento — e superar todos os desafios do dia.

Para fazer a sequência de movimentos você deve estar sentado. Então, dê um soco no ar com a mão esquerda e esquive para a esquerda. Depois, dê um soco no ar com a mão direita, esquive para a direita e repita. Aliás, procure um lugar espaçoso para fazer o exercício. Pois você não vai querer derrubar todo o seu material de trabalho com os socos, certo?

O Wakeout oferece integração opcional com o App de saúde da Apple para que você possa controlar seus minutos ativos. Apesar de gratuito, o app também oferece planos mensais e anuais que podem ser ativados após o período de teste.

Agora que você já descobriu como seus exercícios podem ser mais divertidos e naturais, que tal começar suas atividades? Afinal, com a Apple é ainda mais fácil garantir motivação e investir em qualidade de vida. Caso ainda não tenha ou queira fazer um upgrade de seus dispositivos, conte com a iPlace!

Foto: Wakeout!/Reprodução