Após quase dois anos desde seu início, a pandemia finalmente parece estar sendo controlada. Sobretudo, graças à vacinação em massa. Porém, como sabemos, é preciso manter os cuidados. E o Apple Wallet vai nos ajudar nisso.

Dessa forma, cada vez mais lugares estão exigindo o chamado “passaporte da vacina”. Assim, vai se tornando comum a solicitação do comprovante de imunização. Já é necessário apresentá-lo para acessar lojas, restaurantes, cinemas ou viajar.

Para facilitar a vida de seus usuários, a Apple está incluindo essa nova funcionalidade no app Wallet.   

Como funciona o certificado de vacinação no Apple Wallet?

O Apple Wallet, para quem não sabe, é a carteira digital da Apple, disponível para iPhone e Apple Watch. Nesse app, você pode guardar a versão digital de cartões de crédito, ingressos, passagens áreas e outros documentos. Dessa forma, tudo fica armazenado com total segurança e praticidade para ser usado quando você precisar. Aliás, o recurso é totalmente integrado ao Apple Pay, possibilitando pagamentos por aproximação em estabelecimentos e dispositivos compatíveis.

Agora, o Apple Wallet também permitirá armazenar os certificados de vacinação contra covid-19. Dessa forma, não será necessário mais carregar a carteirinha física, de papel. Porém, para utilizar o recurso, é necessário que haja compatibilidade com os sistemas utilizados pelos órgãos de saúde.

Por enquanto, o serviço está disponível para os cartões de saúde SMART, utilizados nos Estados Unidos. Lá, o certificado digital de vacinação mostra o nome do paciente, qual imunizante foi utilizado e as datas de aplicação das doses.

Também traz a informação de qual clínica ou departamento aplicou a vacina. Além disso possui um QR Code para verificação.  

Essa nova funcionalidade é bastante recente mesmo nos Estados Unidos. Foi lançada com o novo iOS 15 em setembro. É provável que em breve passe a ser disponibilizada pelos órgãos de saúde do Brasil. Por enquanto, nos resta esperar – e, claro, manter a vacinação em dia!

Foto: iStock/Inside Creative House