Quando o assunto é desenvolvimento infantil, a Apple é uma grande aliada para famílias e até para escolas. Afinal, a marca oferece dispositivos seguros e ferramentas incríveis para inspirar um aprendizado lúdico, divertido e extremamente intuitivo.

Nesse sentido, o iPad é uma das melhores opções para presentear crianças de diversas idades. Principalmente porque, além de ser fácil de carregar, ele vem repleto de tecnologias avançadas. Afinal, o dispositivo traz acelerômetros e câmeras poderosas, sem falar no sistema operacional desenvolvido especialmente para realidade aumentada. Assim, o iPad transforma o modo como os pequenos interagem com o mundo, criando uma experiência incomparável!

Versatilidade nota 10

Além disso, o novo iPad com iPadOS 14 traz mais desempenho, versatilidade e recursos para o Apple Pencil. Aliás, o acessório pode ser uma caneta, um pincel, um giz pastel e muito mais! Isso porque seus sensores sofisticados de pressão e inclinação proporcionam a mesma sutileza de detalhes que as próprias ferramentas convencionais.

Como se não bastasse, a resposta ultrarrápida oferece uma experiência natural e suave para apoiar o desenvolvimento infantil. Desse modo, as crianças podem testar de tudo: caligrafia, desenhos, efeito esfumado e pintura em aquarela ou a óleo. Ou seja: exatamente como no papel, mas com recursos que vão além da realidade!

Para completar, o iPad traz recursos inclusivos como o Falar Conteúdo da Tela, que reforça a leitura com áudio. Já o VoiceOver descreve exatamente o que está acontecendo no aparelho, ajudando quem tem limitação visual. Mas não é só isso. Afinal, a App Store oferece milhares de ferramentas dedicadas a cada perfil e etapa do desenvolvimento infantil. A seguir, veja alguns exemplos!

Apps que favorecem o desenvolvimento infantil

Aprenda Palavras para Bebês

Usando o app Aprenda Palavras, é possível estimular a fala com jogos divertidos e simples toques na tela do iPad. Dessa forma, bebês conseguem aprender sobre cores, partes do corpo, alimentos, animais, números e muito mais.

Além disso, crianças maiores podem alternar entre 15 idiomas e usar o aplicativo para aprender uma segunda língua. Para tanto, os pequenos interagem com jogos divertidos de trivia e memória que trazem objetos do dia a dia. Ao mesmo tempo, o app oferece imagens encantadoras e atualizações gratuitas contínuas.

LetraKid – Alfabeto Infantil

Desenvolvido para iPad, o LetraKid é um app educativo focado em crianças de 4 a 8 anos. Com ele, os pequenos podem aprender letras pré-cursivas e maiúsculas de um modo divertido no iPad.

Além de ajudar a reconhecer as formas das letras, o app também auxilia com a pronúncia do alfabeto. Outra vantagem do LetraKid é o estímulo ao desenvolvimento de habilidades motoras para a prática da caligrafia. Porém, na versão gratuita é possível testar e ter acesso a uma lista limitada de letras e números. Então, para usar o aplicativo com seus recursos completos, é necessário comprá-lo por R$ 22,90.

Easy Music

A música é mais um importante elemento para favorecer e apoiar o desenvolvimento infantil. Sobretudo em relação ao aprimoramento de funções cognitivas.

Logo, o app Easy Music pode ser a iniciação perfeita a esse universo musical. Com ele, pequenos a partir de 5 anos aprendem a reconhecer notas, afinação, ritmo e melodia num ambiente lúdico. Apesar de não ser gratuito, o jogo inspirado na natureza traz um castelo de areia interativo como um playground musical. Assim, as crianças podem livremente explorar vários instrumentos, gêneros musicais e objetos para compor sua primeira obra musical.

Além de estimular o desenvolvimento infantil, que tal aproveitar o Dia das Crianças para realizar uma programação especial? Então, veja outras dicas da iPlace para curtir o feriado com muitas brincadeiras em família!

Foto: iStock/fizkes