Você se lembra de como era a vida antes do GPS? Parece uma realidade muito distante, não é mesmo? Afinal, hoje em dia usamos aplicativos de mapas o tempo todo, tanto para dirigir um carro quanto andar de bicicleta. Porém, quem gosta de pedalar costuma enfrentar algumas dificuldades com os apps tradicionais. Isso porque eles nem sempre mostram uma rota adequada para bikes, indicando ciclovias ou fugindo de elevações, por exemplo.  

Pensando nisso, foi criado o Bikemap, um aplicativo de navegação voltado especificamente aos amantes e praticantes do ciclismo. Assim, aproveitando o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), a iPlace traz a você mais detalhes sobre esse app. Confira abaixo:

Andar de bicicleta nunca foi tão fácil e seguro

Disponível para iPhone, iPad e Apple Watch, o Bikemap é um app colaborativo. Ou seja, ele usa os dados de GPS de outros usuários, bem como suas avaliações, para identificar os melhores trajetos. Portanto, quando você solicita uma rota até determinado ponto, o app mostra os caminhos semelhantes já percorridos por outras pessoas. E são muitas as opções, já que o Bikemap possui nada menos que 8 milhões de rotas em seu banco de dados!

Filtre os resultados

Realizada a pesquisa da rota, você pode filtrar os resultados por distância, superfície, inclinação e até tipo de bike. Afinal, se for andar de bicicleta elétrica, por exemplo, não há problema em pegar um caminho com mais elevações. Já num modelo tradicional, o ideal é evitar as subidas, certo?!  

Da mesma forma, você pode escolher entre o trajeto mais rápido ou o mais adequado ao seu tipo de bike. Inclusive, se não encontrar uma rota pronta, pode criar a sua própria e compartilhá-la com a comunidade de usuários. Assim, você acaba ajudando outros ciclistas que venham a pedalar na mesma direção.

Tenha mais segurança ao andar de bicicleta

Chegada a hora do pedal, o Bikemap exibe o trajeto em tempo real no seu iPhone, iPad ou Apple Watch. Aliás, o app vai além, habilitando o envio de instruções por voz para seus fones de ouvido – como os AirPods. Assim, o ciclista não precisa sequer olhar para a tela do dispositivo durante o exercício, mantendo o foco no trânsito.

Como usar o Bikemap?

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store – seja para iPhone, iPad ou Apple Watch. Inclusive, em sua nova versão, o dispositivo de pulso da Apple agora detecta informações de desempenho de quem pratica ciclismo.

Além disso, o Bikemap oferece uma versão paga com recursos adicionais. Dentre eles, o uso de mapas 3D e navegação offline, para que você possa andar de bicicleta utilizando o app sem consumir dados móveis.

Foto: iStock/nd3000