Na vida moderna, inevitavelmente lidamos de forma rotineira com estresse. Afinal, as causas são inúmeras, desde tarefas de trabalho até congestionamento no trânsito ou conflitos em casa. Aliás, com a pandemia e a mudança drástica da rotina, parece que ficamos ainda mais propensos ao cansaço mental.

Consequentemente, recorremos a formas de aliviar o estresse, sempre muito bem-vindas. Na maioria das vezes, fazemos isso procurando relaxar ou ocupar a cabeça com outros pensamentos. Assim, tem gente que pratica yoga em casa, maratona filmes e séries, joga games no celular… Todos são métodos muito válidos! Mas você sabia que também é possível lidar com os problemas do cotidiano com um simples “diário”?

Uma fórmula simples para aplacar o estresse

A lógica por trás dessa proposta é realmente bastante fácil de entender. A ideia é que, ao escrevermos sobre as coisas que nos estressam, conseguimos “tirá-las” de nossa cabeça. Afinal, com a escrita, saímos da esfera de ruminação mental, que em geral só aumenta o problema.

Além disso, a prática – conhecida como journaling – permite “racionalizar” o estresse. Isso porque, quando escrevemos sobre o que nos incomoda, organizamos os pensamentos de forma lógica. Ou seja, registramos o que causou determinado incômodo e como aquilo ativou nossas reações e sentimentos. Porém, quando revisitamos os acontecimentos apenas mentalmente, é comum fazermos distorções ou sermos levados pelas emoções.   

Tecnologia é aliada no combate ao estresse

Essa técnica do diário costuma ser associada a papel e caneta. Porém, atualmente, não há mais razão para que seja necessariamente assim. Isso porque dispositivos móveis como o iPhone e o iPad podem muito bem substituir o tradicional caderninho. Aliás, agregando vantagens significativas. Afinal, os aparelhos são leves e práticos (além de multifuncionais), permitindo que você faça suas anotações em qualquer lugar. Além disso, caso deseje revisitar seus registros, basta navegar pelo arquivo ou fazer uma busca rápida por termos específicos.

O melhor de tudo é que o iPhone e o iPad vêm de fábrica com os apps que você precisa! Afinal, tanto o Notas quanto o Pages, nativos em ambos os dispositivos, podem servir perfeitamente a essa tarefa. O primeiro é voltado a anotações mais curtas e simples, mas que já podem ser o suficiente para a atividade. Já o Pages permite usar diversas ferramentas de edição de texto e mesmo de diagramação. Logo, é o app ideal caso você pretenda manter um diário digital mais polido e organizado. Caso prefira uma ferramenta específica para journaling, o Daylio é uma opção desenvolvida com foco justamente na saúde emocional! Gratuito na App Store, ele já foi citado aqui no blog quando falamos de aplicativos para desacelerar sua rotina.

A propósito: se você achar que precisa de ajuda profissional para lidar com o estresse ou outras situações, não hesite! Inclusive, já existem até serviços que oferecem terapia online. Inspire-se com a iPlace e cuide bem da sua saúde física e psicoemocional! 🙂

Foto: iStock/paulaphoto