Todo mundo já sabe: o iPhone é o melhor celular para quem ama fazer fotografias. Afinal, o dispositivo vem equipado com câmeras de altíssima qualidade e recursos incríveis, como o Modo Noite. Mas, além de capturar as imagens, você sabia que o telefone da Apple permite editar fotos a nível praticamente profissional?

Pois é! Graças a aplicativos como o Fotos e outros disponíveis na App Store, o iPhone se transforma num verdadeiro estúdio de edição. Assim, você consegue tratar as imagens para deixá-las ainda mais bonitas para garantir o sucesso nas redes sociais. Para tanto, basta saber quais apps usar – e é claro que a iPlace também ajuda você nessa tarefa!

Assim, neste Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, trazemos indicações dos melhores aplicativos de edição de imagens no iPhone. Confira!

Explore estes 5 apps para editar fotos no iPhone

1.     Fotos

Nativo do iPhone (além de estar disponível para Mac), o Fotos oferece gratuitamente todos os recursos que você mais precisa. Assim, basta selecionar uma foto na galeria e fazer os ajustes que deseja – como exposição, contraste e brilho. Além disso, há filtros predefinidos que podem ser usados em diversas intensidades para personalizar as fotografias. Vale salientar, ainda, que o Fotos é totalmente compatível com o Apple ProRAW, formato de imagens com ainda mais qualidade.

2.     Adobe Lightroom

Um dos softwares mais usados para editar fotos no computador, o Lightroom também possui uma versão mobile para iPhone. Com ele, é possível fazer todas as correções básicas e ainda iluminar imagens, aumentar a qualidade, recuperar áreas claras demais e criar predefinições. Aliás, são tantas as possibilidades, que o blog da iPlace tem um artigo inteirinho sobre as ferramentas desse app.  

3.     Adobe Photoshop Express

Também desenvolvido pela Adobe, o Photoshop Express tem funcionalidades parecidas com as do Lightroom. Assim, é comum os usuários ficarem em dúvida sobre qual app usar, especialmente no Mac, onde a “rivalidade” é mais antiga. Porém, é fácil apontar a principal diferença: o Photoshop mira em quem pretende editar fotos fazendo manipulação de imagens. Assim, permite remover o fundo, apagar objetos, fazer desfoque, criar colagens e por aí vai. Ou seja: trata-se de uma ferramenta poderosa, ideal para quem deseja ir bem além do básico.

4.     VSCO

Um dos apps de edição de imagens mais populares na App Store, o VSCO possui uma versão gratuita e outra paga. Na primeira, você já encontra as ferramentas mais importantes, como controle de contraste, saturação e brilho. Já na versão paga, uma das coisas mais bacanas é explorar os filtros que simulam a aparência de imagens analógicas. Assim, dá para deixar sua foto do iPhone com aquele charme típico das fotografias em filme. Vale a pena conferir!

5.     Darkroom

Por fim, mais um app que permite editar imagens no formato Apple ProRAW (que tem qualidade superior). Aliás, outro diferencial do Darkroom é que você consegue fazer o processamento dos arquivos em lote. Ou seja: dá para aplicar correções e filtros a diversas fotografias de uma só vez, de forma automatizada. Dessa forma, a tarefa de editar fotos se torna ainda mais prática e rápida!

Se você ama iPhone e fotografia assim como nós, então não deixe de conferir mais dicas e truques para fotógrafos!

Foto: Apple/Jude Allen