Quem é apaixonado por jogos eletrônicos sabe que a Apple é a melhor parceira para desbravar o universo gamer. Não apenas por revolucionar sua experiência com o Apple Arcade, que trouxe mais poder, qualidade, liberdade e mobilidade aos jogadores. Mas, também, por dar acesso a inúmeros produtos e serviços ligados à crescente indústria dos videogames. Afinal, para além de jogos, aplicativos e podcasts, os livros representam outra excelente maneira de mergulhar na cultura gamer. Ainda mais para quem usa o Apple Books, que disponibiliza recursos para facilitar a leitura a qualquer hora e lugar. Por isso, a iPlace compartilha, a seguir, três dicas para inspirar ainda mais a sua paixão pelos games!

Livros para quem é fã de videogames

1.     A guerra dos consoles (2015)

A guerra dos consoles destaca a história de uma das maiores rivalidades da indústria de videogames dos anos 1990. Assim, o autor Blake J. Harris relata em seu livro o intenso combate entre Nintendo e Sega. Para tanto, seu trabalho de pesquisa envolveu mais de 200 entrevistas com antigos funcionários de ambas as empresas. Dessa forma, o autor conseguiu mergulhar fundo nas estratégias que cada uma empregava para superar a outra. Como, por exemplo, a criação de jogos icônicos como Sonic e Donkey Kong Country. E, claro, o lançamento dos hoje clássicos Mega Drive e Super Nintendo. 

2.     Sangue, suor e pixels (2017)

Em Sangue, suor e pixels você desvenda os dramas, as vitórias e as histórias curiosas por trás dos videogames. Isso porque o jornalista Jason Schreier traz na obra os bastidores do desenvolvimento de alguns dos principais games da indústria. Assim como Harris, Schreier empreendeu extensa pesquisa para compartilhar informações relevantes sobre a criação de dez jogos. São eles: Pillars of Eternity, Uncharted 4, Stardew Valley, Diablo III: Reaper of Souls, Halo Wars, Dragon Age: Inquisition, Shovel Knight, Destiny, The Witcher 3: Wild Hunt e Star Wars: 1313. Segundo o autor, desenvolver games é tão desafiador e complexo quanto os jogos em si. Inclusive, sua obra compartilha detalhes sobre os sucessos e as falhas mais infames das criações do mercado de games. Para tanto, compartilha entrevistas e todas as intempéries que envolvem os processos criativo, comercial e financeiro de criar um game.

3.     A realidade em jogo (2017)

No livro A realidade em jogo, Jane McGonigal apresenta um fascinante estudo sobre jogos de videogame e comportamento humano. Assim, ela defende a controversa teoria de que os games fazem um trabalho melhor do que a realidade para atender aos verdadeiros desejos da humanidade. Inclusive, a autora mostra que o uso dos jogos não precisa ser exclusivamente voltado para o entretenimento solitário. Afinal, eles estimulam o desenvolvimento de diversas habilidades, como já mostramos aqui no blog. Além disso, McGonigal destaca que o futuro pertence àqueles que conseguem entender, criar e jogar videogames. Assim, esta é uma dica de leitura interessante tanto para jogadores quanto para não jogadores.

Além dessas três sugestões, você encontra muitas outras ao explorar a Loja de Livros da Apple. Assim, seja no iPhone, no iPad ou no Mac, você pode descobrir leituras e acessar muito mais no Apple Books.

Ah! Caso ainda não tenha um dispositivo Apple ou esteja na hora de atualizar seus equipamentos, conte com a iPlace!

Foto: iStock/YakobchukOlena