Num contexto de pandemia, fazer amigos e interagir com pessoas de fora dos seus círculos sociais pode ser complicado. Porém, com a ajuda de um iPhone ou iPad, você rompe fronteiras e desbrava novos territórios sem sair de casa. Afinal, basta combinar seu dispositivo às ferramentas certas para cada ocasião. Por exemplo: ainda em 2020, o Airbnb inovou ao oferecer as Experiências Online. Assim, a partir do ambiente virtual, tem conseguido proporcionar aos turistas atividades únicas e personalizadas em diferentes destinos mundo afora. Da mesma forma, muitos são os aplicativos voltados a reunir estrangeiros para conversar, conhecer novas culturas e fazer amigos. Ou seja, são plataformas que viabilizam intercâmbios online para que você possa aprender e praticar diferentes idiomas de maneira natural. Diante disso, que tal escolher seu próximo destino de amizade e busca de conhecimento? Então confira a lista de aplicativos que a iPlace selecionou para você!

8 apps para fazer amigos estrangeiros e aprender com eles

1.     HelloTalk

Gratuito para iPhone e iPad, o HelloTalk conecta seus usuários com falantes nativos de mais de 150 línguas. Entre elas, inglês, japonês, coreano, espanhol, francês, mandarim, português, alemão, italiano, russo, árabe, turco e hindi, por exemplo. Assim, o app oportuniza conversar com estrangeiros e fazer amigos nos mais diversos locais do globo. Isso porque ele facilita a troca de mensagens por texto, áudio, vídeo e até desenhos. Aliás, seu chat conta com diversas ferramentas úteis para o aprendizado, incluindo correção do texto e tradução. Ao mesmo tempo, por meio do recurso Momentos, é possível compartilhar e conferir publicações no idioma que você estiver estudando. Por fim, o app inclui podcasts, jogos de memorização de palavras e conteúdo extra de leitura para ampliar seu vocabulário.

2.     Speaky

O Speaky reúne estudantes de mais de 180 países nativos em mais de 110 idiomas. Mais do que isso, o aplicativo se propõe a encontrar o parceiro ideal de aprendizado para seus usuários. Para tanto, você consegue filtrar possíveis contatos de acordo com interesses em comum. Consequentemente, fica muito mais fácil fazer amigos e praticar outros idiomas a partir de assuntos que sejam relevantes para você. Assim como o Hello Talk, o Speaky conta com uma ferramenta de tradução integrada. Além disso, traz um recurso de correção do texto que é enviado pela outra pessoa. Assim, enquanto a conversa flui, é possível ensinar e aprender com os “deslizes” de cada um. Aliás, sempre que você faz um amigo no aplicativo, é possível desbloquear conversas por áudio e vídeo. Porém, sua interface está disponível apenas para iPhone – em alemão, francês e inglês.

3.     Ablo

Ainda mais intuitivo, o Ablo faz tradução simultânea (ao vivo) de seus vídeos e conversas de texto. Assim, você tem a chance de iniciar a conversação com estrangeiros em seu próprio idioma, sem pressões. Mas, se preferir já sair praticando, basta desativar a opção nas configurações. Outra questão que diferencia o Ablo de outros apps do gênero é o fato de promover interações de maneira aleatória. Assim, depois de fazer um breve cadastro, você é colocado em contato com alguém de qualquer canto do planeta. Conforme a conversa evolui, também são liberados recursos de chamada de vídeo e compartilhamento de arquivos, como fotos e GIFs. Além disso, o Ablo pode ser baixado de maneira gratuita em seu iPhone e iPad.

4.     Tandem

Outro app que propõe o domínio de qualquer idioma ao praticar conversas reais com falantes nativos é o Tandem. Desse modo, a plataforma oferece aos usuários a oportunidade de atingir fluência em mais de 160 idiomas. Antes disso, é preciso indicar ao app seus principais objetivos e o que seria para você um parceiro Tandem ideal. Em seguida, basta escolher um falante nativo do idioma de seu interesse. Então a experiência de intercâmbio online começa efetivamente, com o envio da primeira mensagem. Para tanto, o chat conta com ferramenta de tradução e correção e opção de envio de mensagens de voz. Também é possível compartilhar arquivos e fazer chamadas de vídeo.

5.     HiNative

Com uma proposta um pouco diferente dos anteriores, o HiNative é app de perguntas e respostas para estrangeiros. Assim, a plataforma funciona como uma espécie de fórum em que é possível tirar dúvidas com os outros usuários. Isso tanto em relação ao idioma quanto à cultura de mais de 170 países. Logo, você consegue perguntar como se diz ou o que significa algo, por exemplo. Ou, ainda, pedir ajuda sobre pronúncia, solicitar dicas de filmes e livros naquele idioma e o que mais desejar. Também é possível gravar áudios (de até 10 segundos na versão gratuita) e incluir fotos. Além de baixar o HiNative em seu iPhone e iPad, você pode usá-lo no Mac.

6.     Slowly

Por sua vez, o Slowly promete levar ao iPhone e ao iPad a experiência “vintage” das amizades por correspondência. Afinal, permite fazer amigos e trocar cartões postais virtuais com destinatários ao redor do mundo. Aliás, o nome tem tudo a ver com a proposta do app. Afinal, “slowly”, em inglês, significa “lentamente”. Portanto, se prepare para viver uma experiência à moda antiga! Isso porque o tempo de envio e recebimento dos cartões depende da distância física entre remetente e emissor. Assim, o processo pode levar de algumas horas a até dois dias. De fato, Slowly foi criado para pessoas que buscam conversas significativas, num ritmo mais lento e efêmero. Além disso, você pode criar um perfil anônimo. Logo, um apelido e um avatar são tudo de que você precisa. Se a amizade fluir, os usuários podem optar por revelar suas identidades posteriormente. Bacana, né?

7.     Bottled

Ainda mais “ancestral” do que o Slowly, o Bottled se baseia na comunicação por mensagens jogadas em garrafas ao mar. Assim, seu texto chegará a apenas uma pessoa. Se ela gostar do que está escrito, pode guardar a garrafa e iniciar uma conversa por chat. Caso a garrafa não seja guardada, ela volta ao mar, em busca de alguém que se identifique com o conteúdo. Dessa forma, o app possibilita conversas entre pessoas de qualquer lugar do mundo. Além disso, você consegue seguir a jornada de suas garrafas em tempo real e manter um baú do tesouro pessoal. Então se prepare para conhecer novas culturas e testar seu conhecimento ao responder quizzes do Capitão Bochechudo!

Agora que você já sabe como fazer amigos e ampliar conhecimentos online, é só escolher e baixar seus apps favoritos! Ah! Caso ainda não tenha um dispositivo Apple ou queira renovar seus equipamentos e acessórios, conte com a iPlace!

Feliz Dia do Amigo!

Foto: iStock/Bet_Noire