Mais do que nunca, os desafios gerados pelo longo período de pandemia têm afetado inúmeras famílias e instituições. Afinal, quando os recursos financeiros são escassos, crescem as dificuldades para se adquirir produtos básicos do dia a dia. Exemplos disso são alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de agasalhos e cobertores. Ao mesmo tempo, a tecnologia vem desempenhando um papel crucial para manter o nível de solidariedade dos brasileiros em alta. Aliás, em 19 de julho é celebrado no país o Dia da Caridade. Portanto, que tal descobrir novas maneiras de auxiliar a sua comunidade?

Além de aplicativos que ajudam a formar correntes do bem, redes sociais como Facebook e Instagram estão fazendo sua parte. Para tanto, essas plataformas disponibilizaram recentemente algumas ferramentas que facilitam a criação e o impulsionamento de campanhas de arrecadação. Dessa forma, é possível promover ações de caridade para beneficiar organizações sem fins lucrativos e pessoas necessitadas.

Use o iPhone liderar e difundir ações de caridade

Agora o Instagram permite que organizações sem fins lucrativos e seus apoiadores arrecadem fundos para instituições beneficentes diretamente na plataforma. Dessa forma, é possível destinar 100% do dinheiro para a caridade. Seja por meio do Instagram Live, da figurinha de doação ou do botão Doar. Assim, veja como ativar cada um desses recursos em seu iPhone:

No Instagram Live

Se você tem uma conta comercial no Instagram, pode fazer uma live para inspirar seus seguidores a fazer o bem. Para tanto, basta seguir este passo a passo:

  1. Toque na câmera localizada no canto superior esquerdo do feed ou deslize para a direita, também no feed.
  2. Em seguida, toque em Ao vivo, na parte inferior da tela. Depois, selecione Campanha de arrecadação de fundos e escolha uma organização sem fins lucrativos para apoiar. Assim que iniciar sua transmissão ao vivo, você verá quantas pessoas estão apoiando sua campanha de arrecadação de fundos. Além disso, poderá acompanhar a quantia arrecadada em tempo real.
  3. Se quiser visualizar os detalhes dos doadores e colaboradores individuais, toque em Ver. Aliás, você pode até agradecer a eles em tempo real: basta tocar em Acenar.

Outro detalhe bacana é uma parceria que o Instagram firmou com o ilustrador brasileiro @leonatsume. Dessa forma foi criada a figurinha personalizada “Eu doei”, que ajuda a comemorar as doações no Instagram. Sempre que você praticar a caridade no Live ou nos Stories, consegue ter acesso à figurinha por determinado período. Assim, as contas que você segue e que usam a figurinha serão adicionadas a um story compartilhado. Consequentemente, o conteúdo ficará na frente da sua barra de stories por algum tempo. Isso vale tanto para a figurinha “Eu doei” quanto para a figurinha de doação que o Instagram disponibiliza para organizações.

Ajude uma ONG a lançar uma campanha

Além de fazer lives, você pode ajudar uma organização sem fins lucrativos a criar suas próprias campanhas no Instagram. Afinal, a plataforma disponibiliza uma figurinha de doação nos Stories e um botão Doar nas contas do Instagram para Empresas. Logo, para inspirar a prática da caridade, basta seguir alguns passos que possibilitam acessar esses recursos. Veja como concluir as etapas obrigatórias para que uma organização possa lançar uma campanha de arrecadação de fundos:

  1. Primeiro, faça o cadastro para acessar as ferramentas de doações para instituições beneficentes.
  2. Em seguida, vincule as duas contas do Facebook e do Instagram.
  3. Após, mude o perfil do Instagram para uma conta comercial.

Adicione uma figurinha de doação ou um botão Doar

Antes de tudo, verifique se você mudou o perfil do Instagram para uma conta comercial. Depois, invista na seleção ou na produção de fotos e vídeos para dar aos apoiadores uma amostra de seu cotidiano. Para isso, aposte em todo o poder dos recursos de câmera do iPhone. Dessa forma, você incentivará seus apoiadores a doar para aquela causa diretamente no Instagram. Após concluir a etapa de imagens, prepare seu iPhone para seguir o passo a passo:

  1. No Instagram, abra a câmera e tire ou carregue uma foto que destaque sua causa da melhor forma.
  2. Em seguida, toque no ícone de figurinha.
  3. Então, selecione a figurinha de doação na bandeja de figurinhas.
  4. Agora, basta selecionar sua organiza sem fins lucrativos. Se não a encontrá-la na lista, isso significa que você ainda não tem acesso ao recurso.
  5. Personalize a campanha de arrecadação de fundos usando as ferramentas de criação dos Stories.
  6. Por fim, toque em Enviar para. Depois, toque no botão Compartilhar situado ao lado de Seu story.

Adicionando o botão Doar a um perfil do Instagram

O botão Doar no Instagram permite que organizações sem fins lucrativos arrecadem dinheiro diretamente em seu perfil. Para tanto, basta seguir estas etapas:

  1. No Instagram, acesse o perfil de sua organização e toque no ícone do menu no canto superior direito.
  2. Ali, toque em Configurações.
  3. Depois, toque em Empresa.
  4. Em seguida, toque em Doações.
  5. Localize a opção Adicionar o botão Doar ao perfil e deslize o botão para ativá-lo.
  6. Dessa forma, o botão Doar aparecerá em sua conta comercial.

Bônus

Caso deseje, é possível verificar se você ativou a figurinha de doação no Instagram para sua organização sem fins lucrativos. Para tanto, clique em Configurações (na parte superior da página do Facebook). Em seguida, selecione Doações no menu. Então marque a caixa de seleção ao lado de Permita que as pessoas adicionem figurinhas de doação no Instagram Stories. Por fim, é só clicar em Salvar.

Além de configurar os recursos do Instagram, você pode usar o iPhone para criar montagens e até lettering personalizado. Desse modo, suas publicações no feed e nos Stories se tornarão ainda mais atraentes, facilitando a tarefa de conquistar seguidores para compartilhar cada vez mais solidariedade. 🙂

Foto: iStock/Cameron Prins