Que tal desafiar seus limites num bom game para iPhone? Afinal, além de injetarem adrenalina na rotina, jogos competitivos estimulam o desenvolvimento de diversas habilidades. Isso porque muitos deles demandam foco, disciplina, estratégia e controle emocional do jogador. Seja quando seu foguete precisa acertar uma torre inimiga ou na hora de construir rapidamente um muro para evitar ataques. Aliás, há batalhas de todos os tipos aguardando por você na App Store! Além de gratuitas, elas exploram todo o poder do iPhone e do iPad para tornar suas partidas muito mais eletrizantes. Então se prepare para sua próxima conquista nesta lista que reúne alguns dos melhores jogos competitivos da atualidade.

Escolha seus jogos competitivos na App Store

Dentro do gênero de estratégia, sobretudo com o avanço dos eSports, diversas modalidades desafiadoras têm feito sucesso entre os jogadores. Com isso, há hoje incontáveis “esportes eletrônicos” sendo praticados mundo afora. Quer alguns exemplos? Então confira a lista a seguir, que traz opções divididas em seis estilos principais:

Battle Royale

Os jogos de Battle Royale (Batalha Real) são especialmente focados na sobrevivência e, portanto, consagram o último jogador remanescente. Além disso, essas disputas costumam explorar a busca por equipamentos e armas a partir de mapas épicos e emblemáticos. Diante disso, o gênero oferece competições com aproximadamente 100 jogadores, partidas rápidas de mata-mata e combate com apenas franco-atiradores. Do mesmo modo, há controles personalizáveis, bate-papo por texto e voz, além de som e gráficos 3D incríveis. Então, se você quer viver a emoção do Battle Royale, a App Store é seu o primeiro checkpoint! Confira algumas das opções:

  1. Um dos jogos de tiro mais adorados do mundo, o Call of Duty é gratuito para iPhone e iPad. Depois de instalado, ele permite ao usuário jogar mapas e modos emblemáticos quando e onde quiser.
  2. Criado exclusivamente para dispositivos móveis, Pubg Mobile foi eleito Melhor Jogo Grátis para iPhone de 2018 (Apple App Store). Aliás, o PlayerUnknown’s Battlegrounds é o Battle Royale original que serviu de base para os seus sucessores.
  3. Outro título do gênero é o Tacticool, que reúne cinco mapas incríveis para aplicar centenas de táticas únicas. Surpresa, velocidade e coragem de ação são princípios básicos para vencer esta batalha.
  4. Brawl Stars é um Battle Royale que também se enquadra em estilos como JxJ (PvP) e Brawler. Afinal, traz inúmeros modos de jogo disputados em menos de três minutos. Mesmo com a intensa troca de tiros, o jogo propõe confrontos diretos entre os brawlers. Assim, o objetivo é sobreviver ao derrotar oponentes, coletando gemas de ouro e melhorando as habilidades dos seus guerreiros.
Brawl Stars

MOBA

MOBA é a sigla para Multiplayer Online Battle Arena. Ou, em português, Arena de Batalha Online para Múltiplos Jogadores. Atualmente, ele representa um dos gêneros mais populares dos eSports. Principalmente em função do sucesso de títulos como League of Legends, da Riot Games, e da série Dota, da Valve. Em resumo, trata-se de um estilo de jogo que envolve ação, estratégia e RPG, tudo ao mesmo tempo. Entretanto, diferentemente do Battle Royale, no MOBA dois times se enfrentam num mapa simétrico para destruir a base do oponente. Por exemplo:

  1. Arena of Valor permite explorar e comandar mais de 100 heróis destemidos em batalhas 5v5, 3v3, 1v1. Além da incomparável “Guerra dos Ganchos”, que vai desafiar as suas habilidades para lhe tornar em um verdadeiro campeão.
  2. Clash Royale traz batalhas épicas que envolvem reis e princesas numa mistura de MOBA e card games.
Clash Royale

Brawler

Brawler é um gênero baseado na luta corpo a corpo, naquele estilo de briga de rua. Por isso, geralmente os jogos ocorrem em cenários urbanos com um enredo de combate ao crime ou vingança do protagonista. Mesmo assim, também existem títulos que envolvem temas fantasiosos e históricos. Então, veja um exemplo:

  1. O Badland Brawl é uma mistura de conceitos que oferece uma divertida disputa baseada na física. Afinal, você precisa atirar seus próprios clones e feitiços no jogador rival. Assim como destruir a torre dele enquanto protege a sua.

PvP

PvP é a sigla para Player versus Player ou, em português, Jogador contra Jogador, também identificado como JxJ. Isto é: são disputas que envolvem competidores humanos em confrontos diretos com outros competidores humanos. Entre os mais populares do gênero estão os tradicionais jogos esportivos e de luta. Aliás, este é um estilo que pode ser usado para definir a maioria dos títulos. Afinal, cada jogo é configurado para ter um ou mais jogadores contra um ou mais oponentes reais. Nesse sentido, algumas sugestões são as seguintes:

  1. Command & Conquer: Rivals JxJ traz batalhas excitantes para testar sua estratégia contra um exército adversário em tempo real.
  2. NBA 2K Mobile Basketball convoca seus jogadores para montar um time dos sonhos. Dessa forma, você pode entrar na quadra para disputar partidas de 5×5 ou JxJ em tempo real. Antes disso, use os exercícios para treinar sua equipe, participe de temporadas para ganhar recompensas e novos itens para criação. Ao mesmo tempo, participe de eventos de tempo limitado para ganhar cartas exclusivas e subir no placar de líderes para se tornar uma lenda.
  3. Tank Stars é um jogo de batalha de tiros épico que requer ações rápidas e estratégias. Afinal você precisa encontrar o ângulo certo para atirar e destruir os seus oponentes. Mesmo que seu estilo principal seja baseado em JxJ, Tank Stars também permite disputar partidas sozinho. Logo, você consegue optar por enfrentar amigos, outros usuários online ou a Inteligência Artificial do jogo.
  4. FRAG Pro Shooter traz heróis em partidas de tiro 1v1 curtas, épicas e em tempo real.

Dessa forma, você consegue desafiar milhares de jogadores e controlar o seu personagem em primeira pessoa.

  1. Golf Clash é um duelos de golfe mata-mata com campos lindíssimos. Além de competir em torneios você participa de jogos 1v1 e pode desafiar seus amigos do Facebook. Ao mesmo tempo, consegue aprimorar seus tacos e desbloquear tours conforme suas habilidades em golfe melhoram.
Tank Stars

Corridas de estratégia

Mais do que simplesmente pisar no acelerador, alguns jogos competitivos levam a estratégia para as pistas automotivas. Dessa forma, é preciso personalizar ou até restaurar veículos para ser o primeiro a cruzar a linha de chegada.

  1. CSR Racing 2 propõe ao jogador turbinar as máquinas para atingir a velocidade máxima e detonar a concorrência. Assim, usando técnicas de renderização 3D avançadas, o CSR2 oferece os carros mais bonitos e autênticos da atualidade.
  2. No F1 Mobile Racing você consegue desenvolver e personalizar seu próprio carro de F1. Ou correr por uma das 10 equipes oficiais do maior esporte automobilístico do mundo. Em seguida, pode desafiar oponentes de todo o planeta em duelos multijogador emocionantes.
CSR Racing 2

Card Games

Tendo em vista que os card games são, essencialmente, jogos de estratégia, eles dispensam muita explicação. De qualquer modo, na maioria deles há um tipo de gerenciamento de recursos para traçar táticas de defesas e ataques. Assim, veja dois títulos que podem lhe interessar:

  1. Hearthstone expande o universo de World of Warcraft com uma série de cartas inspiradas em seus heróis e vilões. Mesmo para quem não conhece a franquia, o jogo oferece uma experiência descomplicada e viciante. Afinal, permite evocar lacaios e lançar feitiços para tomar o controle de campos de batalha em constante mudança. Ao mesmo tempo, requer a elaboração de estratégias magistrais para superar os jogadores que ousarem o desafiar.
  2. Super Spell Heroes: Mobile RPG é outro jogo de cartas que oferece batalhas de magia no estilo JxJ. Para tanto, permite explorar reinos mágicos, desbloquear e aprimorar novos assistentes, além de equipá-los com feitiços únicos.
Heartstone

Se você é fã de jogos competitivos para iPhone e iPad, considere também as opções disponíveis no Apple Arcade. Além disso, confira as ofertas da iPlace para adquirir um novo iPhone, iPad ou acessório para turbinar sua jogatina digital!

Fotos: 1. NaturalMotion | 2 e 3. Supercell | 4. Playgendary | 5. NaturalMotion | 6. Blizzard