Quem é que nunca deixou a comida esfriar por ficar tentando captar o melhor ângulo do prato antes de saboreá-lo? Aliás, o Instagram está repleto de usuários que se dedicam a eternizar suas refeições e deixar os seguidores salivando! Se você faz parte dessa turma ou quer começar se aventurar em lindas fotos de comida, encontrou o conteúdo certo. Afinal, com algumas dicas avançadas, é possível otimizar sua captação de imagens e ainda aproveitar melhor o momento da refeição.

3 dicas para encantar com suas fotos de comida

1.     Invista na luz natural

Seja qual for a situação, nunca use o flash da câmera para tirar fotos de comida. Inclusive, sempre que possível, prefira a luz natural do dia. Logo, se você estiver em casa, tente fazer suas fotos de comida perto de uma janela. Alternativamente, use algo como uma folha de papel ou tábua branca para improvisar um rebatedor de luz, destacando as sombras. De qualquer forma, ao usar a luz natural você obtém sombras agradáveis e um balanço de cores mais puro. Porém, nem sempre é possível contar com as melhores condições de iluminação. Nesse contexto, usuários de iPhone dispõem de larga vantagem. Afinal, contam recursos como seu incomparável Modo Noite, que é ativado automaticamente quando a câmera detecta pouca luz no ambiente.

Ao mesmo tempo, é possível melhorar o equilíbrio da luz com simples ajustes manuais. Principalmente, alterando levemente os níveis de brilho, contraste e saturação para obter mais profundidade e realce antes de publicar. Mesmo que o iPhone, sozinho, já permita ao usuário fotografar como um profissional, alguns aplicativos também podem ser úteis. Aliás, é o caso do Enlight Photofox: Foto e Arte, uma ferramenta de edição que permite explorar a criatividade.

2.     Explore ângulos

Assim como na relação entre alimentos e bebidas, para cada cardápio há um ângulo capaz de favorecer a harmonia. Logo, o melhor ponto de vista para suas fotos de comida pode variar de acordo com os pratos. Por exemplo: fotos tiradas de cima para baixo funcionam bem quando se tem uma combinação de alimentos. Por exemplo, travessas de formas diferentes ou uma mesa inteira posta. No entanto, se for algo com camadas, como um hambúrguer, será muito melhor ver todas elas. Assim, uma boa ideia é pensar na variedade de texturas e cores para escolher o ângulo das suas fotos. Afinal, tomando o caso do hambúrguer como exemplo, é possível fazer dele a grande estrela do show. Aliás, tanto ao captá-lo sozinho quanto transformando-o em ponto focal de uma composição. Para isso, você pode usar o modo Retrato e construir sua cena com batatas fritas e uma bebida ao fundo.

Ao mesmo tempo, você pode personalizar ainda mais as fotos do seu iPhone com o aplicativo Infltr – Filtros Infinitos. Sobretudo porque ele ajuda a aprimorar a profundidade de suas imagens de comida, aproveitando opções de filtro do modo Retrato. Dessa forma, permite ajustar as sobreposições em tempo real. Para tanto, basta deslizar o dedo para cima ou para baixo e alterar a intensidade do filtro antes de fotografar.

3.     Ajuste seus filtros

Quando se trata de filtros em fotos de comida, lembre-se de que “menos é mais”. Assim, a dica é fugir daqueles que simulam efeito sépia ou desbotado, inclusive os do Instagram. Entretanto, o ajuste das sombras é a melhor maneira de criar efeitos mais sutis. Afinal, o melhor resultado vem do aprimoramento dos tons naturais dos alimentos para que não pareçam artificiais. Então a grande dica é a seguinte: em vez de usar filtros do Instagram como são oferecidos, explore seus ajustes. Para isso, basta redefinir a intensidade do efeito ao tocar na miniatura do filtro e usar o botão deslizante. Quando terminar, toque em “Concluir”.

Se você gosta de fotografia e de novidades tecnológicas, conte sempre com a iPlace para obter inspiração!

Foto: Pexels