Mais do que um aplicativo de mensagens, o WhatsApp representa hoje um canal de negócios e divulgação profissional. Logo, para além de textos e áudios, a plataforma tem sido utilizada para o compartilhamento dos mais diversos conteúdos. Desde arquivos de mídia (como figurinhas, fotos, GIFs e vídeos) até documentos (como PDFs, por exemplo), contatos, links e localização. Contudo, o WhatsApp ainda apresenta algumas limitações em relação ao envio de arquivos grandes. Isso porque fotos, vídeos e outras mídias com mais de 16 MB são automaticamente otimizadas pelo aplicativo para facilitar a transmissão. Porém, esse processo costuma diminuir a qualidade desses arquivos, que acabam reduzidos para 10 MB ou menos. Já o tamanho máximo permitido para documentos em geral é mais generoso: eles podem ter até 100 MB. Assim, o “pulo do gato” é enviar seus vídeos ou fotos grandes por meio da função “Documento”. Ela está disponível no menu que se abre a partir do ícone “clipe de papel”.

Entretanto, mesmo com esse truque, talvez você precise, em determinadas situações, enviar arquivos grandes demais. Nesse caso, a dica é utilizar um aplicativo específico para comprimir o conteúdo antes de enviá-lo. Sobretudo em se tratando de conteúdos em vídeo, que vêm ganhando cada vez mais relevância.

Como comprimir arquivos grandes no iPhone ou iPad

Na App Store é possível encontrar diversas opções gratuitas para comprimir arquivos grandes no iPhone ou iPad. Por exemplo: com o iZip – Zip Unzip Unar, você consegue compactar documentos, fotos e vídeos em arquivos .zip. Além disso, em sua versão “Pro” o aplicativo permite compactar arquivos com senha e criptografia. Enquanto isso, o Comprimir Arquivo PDF cumpre de maneira gratuita e mais específica a exata função que lhe dá nome. Aliás, a partir desse app, você reduz arquivos grandes em PDF em poucos segundos com apenas um toque. Porém, se o objetivo é contar com um bom aplicativo para compactar vídeos, a dica é baixar o Comprimir Vídeo – Encolher. Afinal, será um grande aliado para facilitar o envio de conteúdos pelo WhatsApp no principal formato do momento. Assim, depois de baixá-lo e instalá-lo, basta seguir os seguintes passos:

1. Na tela inicial do aplicativo, toque em “Comprimir Vídeo”;

2. Em seguida, selecione em suas pastas o arquivo de vídeo que deseja compactar;

3. Após visualizar uma prévia do vídeo, selecione-o com um toque em “Done”;

4. Escolha então a taxa de compressão desejada – que vai de 15% a 85% do tamanho original de seu vídeo. Em seguida, toque em “Comprimir”;

5. Agora seu arquivo está pronto e pode ser salvo no aplicativo. Para compartilhá-lo, basta tocar na opção “Mais” e selecionar o WhatsApp ou outra opção a seu critério.

Com essas dicas, enviar arquivos grandes pelo WhatsApp não será mais um desafio! Sejam eles vídeos, documentos ou pastas inteiras. Aliás, aqui no blog da iPlace você encontra vários outros truques para usar o app em seu iPhone e iPad. Tanto para evitar golpes e ter mais privacidade quanto para personalizar toques para grupos e contatos.

Foto: iStock/Sitthiphong