Muita gente acostumada a treinar acabou perdendo a referência com o fechamento das academias em razão da pandemia do Coronavírus. Com isso, alunos, instrutores e gestores desses estabelecimentos precisaram adaptar rapidamente a indicação e a prática de exercícios em casa.

Nesse contexto, usuários do Apple Watch novamente levam vantagem, pois o dispositivo torna as atividades físicas muito mais atrativas. Aliás, associado ao aplicativo SmartGym, o dispositivo da Apple torna-se um companheiro de treinos ainda melhor. Afinal, em seu pulso, ele assume a função de um verdadeiro personal trainer. Além disso, pode ser utilizado por profissionais de Educação Física para acompanhar seus alunos, seja de maneira remota ou presencial.

O SmartGym é o aplicativo número 1 de saúde e fitness em mais de 30 países. Principalmente por reunir e disponibilizar todas as informações necessárias ao treino de maneira simples e elegante. Logo, aliá-lo ao Apple Watch pode se constituir no melhor plano fitness do momento. Tanto para quem costumava frequentar academias quanto para quem já preferia economizar e treinar em casa. A seguir, saiba mais sobre algumas das principais funções do SmartGym.

 

Mais vantagens com seu personal trainer de pulso

Comumente, as fichas de treino são reunidas por ordem alfabética em algum espaço da academia. Assim, cada aluno que chega deve localizar a sua antes de começar a fazer seus exercícios. Além disso, é preciso carregá-la ao longo de todo o “circuito” que é cumprido entre os aparelhos.

Dessa forma, não são raras as vezes em que as fichas acabam perdidas e precisam ser reimpressas. Por isso, muitos usuários Apple utilizam o aplicativo Notas no iPhone para acompanhar os treinos. Porém, associar o SmartGym ao Apple Watch é uma solução mais completa para otimizar o tempo e acompanhar seu progresso.

Focado em tarefas específicas de treino, o app facilita não só a realização dos exercícios, como favorece seu desempenho. Com ele, é possível criar e gerenciar todas as suas rotinas com quantos exercícios quiser. Afinal, são mais de 250 atividades físicas pré-instaladas com imagens e animações apresentadas na tela do Apple Watch. Aliás, os exercícios predefinidos foram integralmente elaborados com a curadoria de profissionais da área.

Além disso, o app permite adicionar exercícios personalizados, assim como suas próprias imagens. Assim, torna-se ainda mais útil para quem atua como personal trainer e quer prescrever uma rotina de exercícios ao aluno.

Para cada exercício, o app permite ainda a criação de um cronômetro personalizado de atividade e descanso. Além disso, disponibiliza orientação por voz para práticas de HIIT. Com o SmartGym, você acompanha as medidas do seu corpo, bem como seu histórico e progresso de treinamento.

Ao mesmo tempo, todas essas informações podem ser integradas ao app Saúde. Complementarmente, há o componente de gamificação, que ajuda a manter a frequência. Afinal, sempre que realiza seus treinos e atinge seus objetivos, você desbloqueia prêmios e pode compartilhar suas rotinas com amigos.

 

Simples e direto no pulso

Embora seja compatível com iPhone e iPad, o SmartGym é um app autônomo de exibição no Apple Watch. Dessa forma, funciona de maneira independente e direta em seu pulso. Com ele, você pode acompanhar também sua frequência cardíaca, distâncias percorridas e calorias queimadas. Aliás, esses dados também podem ser contabilizados automaticamente em seus círculos de atividade no Apple Watch.

Disponível na App Store, a versão gratuita do SmartGym dá acesso a duas rotinas, dez históricos e duas medidas. Mas você pode optar por assinaturas mensais ou anuais para acessar rotinas, históricos e medições ilimitadas. Caso deseje incrementar ainda mais os seus treinos, vale investir também na assinatura do Apple Music para curtir nos Airpods!

 

Foto: iStock/Drazen Zigic