Especialmente neste período de isolamento motivado pelo Coronavírus (COVID-19), assuntos como alimentação saudável e exercícios físicos têm recebido maior atenção. Afinal, é a partir de bons hábitos que se consegue conquistar melhores condições físicas e mentais para enfrentar a rotina. Sobretudo quando o objetivo é reforçar a imunidade e investir em bem-estar. Porém, esta combinação é útil não somente em casos de pandemia, mas também, para prevenir e enfrentar diversas outras doenças. Por exemplo: neste 8 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer, enfermidade que atinge milhares de pessoas a cada ano.

A data representa um importante marco de conscientização da população sobre o impacto da doença em suas vidas. Logo, ajuda a chamar atenção sobre a necessidade de adaptar ou modificar totalmente as suas atitudes e escolhas do dia a dia.

Nesse contexto, o Ministério da Saúde inclui o consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais como forma de prevenir o câncer. E a tecnologia serve como boa aliada no preparo de receitas mais saudáveis. Ainda mais que a obesidade e o sedentarismo também são fatores de risco para o câncer. Assim, a prática regular de atividades físicas é outra questão essencial para se viver mais e melhor. Seja com estratégias naturais, como a de trocar o elevador pelas escadas, ou com a ajuda de aplicativos de treino. Aliás, com o Apple Watch é possível desafiar amigos e garantir a motivação necessária para se tornar fisicamente mais ativo.

 

Tummi: o apoio tecnológico para enfrentar o câncer

Além de ajudar a estabelecer hábitos saudáveis e prevenir doenças, a tecnologia pode servir como apoio para superar enfermidades. Afinal, da nutrição à qualidade do sono, tudo pode ser melhorado por um acompanhamento diário em seu iPhone ou iPad.

Nesse contexto, o Tummi é, aliado aos dispositivos iOS, um verdadeiro companheiro para o paciente oncológico. Gratuito na App Store, o aplicativo é capaz de registrar todo o tratamento e alertar sobre o uso de medicamentos. Além disso, favorece uma interação mais ágil e rápida entre médico e paciente.

Criado por oncologistas e desenvolvedores gaúchos, o Tummi ajuda a tornar a rotina do paciente mais simples e organizada. Para isso, inclui numa agenda informações sobre remédios, tratamentos e consultas que são indicados por alertas no iPhone.

Outra função importante incluída no app é a do Diário. Por meio dele, o paciente consegue incluir e acompanhar todas as suas sensações e perspectivas. Dessa forma, sua rotina é salva com todos os detalhes e pode ser compartilhada com o médico quando necessário.

Além disso, o Tummi oferece sugestões de leituras e de playlists aos seus usuários. Tudo isso para tornar o tratamento do câncer mais eficiente e humanizado.

 

Foto: Tummi/Divulgação