A melhor forma de combater a pandemia de Covid-19, transmitida pelo novo coronavírus, é o distanciamento social. Assim, escolas e empresas têm liberado seus alunos e funcionários para ficar em casa. Como consequência, as famílias estão passando mais tempo juntas e, nessas horas, entreter as crianças constantemente pode ser um desafio. Pensando nisso, a iPlace traz algumas dicas de organização e de brincadeiras infantis para divertir os pequenos. Confira!

 

Planeje horários e atividades

Apesar de a família toda estar em casa, não se trata de férias. Portanto, é preciso ter organização e disciplina para manter a rotina de trabalho e estudo. Comece programando a agenda do dia, com horários reservados para cada atividade. A criança deve ter três períodos bem definidos: um para estudar, um para ficar com os pais e um para as brincadeiras infantis. Inclua também vários lembretes ao longo do dia para que seja feita a lavagem das mãos. Assim, seu filho assimila a importância da higiene no combate à disseminação de doenças. Uma boa forma de tornar lúdica essa atividade é sempre tocar uma canção curtinha no momento de lavar as mãos. No Apple Music você encontra vários álbuns com cantigas perfeitas para inspirar esse momento da higienização.

 

Brincadeiras infantis para todos os gostos

Na hora do divertimento, são muitas as atividades possíveis em casa. Com o iPad e com o iPhone, por exemplo, as crianças podem acessar o PlayKids Stories. O app estimula a leitura disponibilizando um vasto catálogo de livros infantis. Além disso, nos dispositivos da Apple é possível instalar uma infinidade de jogos educativos, adequados a várias faixas etárias. Entre as possibilidades está ainda o Apple Arcade, serviço de assinatura de games. A plataforma também pode ser acessada no Mac, iPod touch ou, para levar emoção à tela grande, na Apple TV.

Já nos momentos da diversão entre pais e filhos, que tal propor brincadeiras infantis mais tradicionais? Além de clássicos como “pega-pega” e “esconde-esconde”, são muitos os passatempos possíveis. Veja algumas sugestões:

Arremesso de aviões de papel: primeiro, ensine as crianças a fazer aviõezinhos de papel. Dá para testar vários modelos diferentes. Então, faça uma linha no chão com fita crepe e marque distâncias com diferentes pontuações. Depois é só brincar de jogar os aviões e ver qual consegue ir mais longe ou fazer a melhor pirueta.

Jogo dos 7 erros na vida real: numa sala com vários enfeites, peça para a criança observar bem a localização de cada objeto. Peça que ela se retire do ambiente. A seguir, mude sete coisas de lugar. Por fim, estimule a criança a descobrir o que está diferente.

Corrida do algodão: cada participante vai precisar de uma colher e dois potes, um vazio e outro cheio de bolinhas de algodão. A ideia é, com os olhos vendados, usar a colher para transferir as bolinhas de um recipiente ao outro. Como o algodão é muito leve, não dá nem para sentir se a colher está cheia ou vazia. Ao fim, quem tiver conseguido colocar mais bolinhas no segundo pote, ganha.

Pronto para animar a quarentena? 🙂

 

Foto: iStock/LightFieldStudios