Durante a pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus é muito importante que todos pratiquem o distanciamento social. Porém, manter-se em quarentena não precisa significar uma vida sedentária ou monótona. Afinal, há muitas formas de se praticar exercícios em casa – ainda mais com o auxílio da tecnologia. Na internet, diversas plataformas disponibilizam aulas gratuitas que orientam as mais variadas atividades físicas. Então que tal transformar a sala de casa numa pequena academia? Ligue sua Apple TV para assistir aos vídeos, use seu Apple Watch para monitorar o desempenho e coloque o corpo em movimento!

 

Aprenda a dançar

É como prega o ditado popular: quem dança seus males espanta. E, em tempos de isolamento e incertezas, dançar estimula não apenas o bem estar físico como também o mental. Afinal, movimentar-se ao ritmo da música costuma proporcionar sensações de prazer e bom humor. Isso porque a atividade faz com que o organismo produza mais serotonina e endorfina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer. Além disso, dançar é uma ótima forma de fazer exercícios em casa, já que queima calorias e melhora o condicionamento físico. Confira dois canais que estão disponibilizando vídeos de aulas de dança durante o período de quarentena:

Ballet Online – Mari: a professora, que possui um curso online pago, também está oferecendo vídeos gratuitos. As aulas de balé contam com várias atividades, alongamentos e dicas para melhorar a técnica.

Estúdio Anacã: o estúdio de dança paulistano está disponibilizando diversas aulas online, do pop ao sapateado. Para acessar o material é necessário fazer um cadastro gratuito na plataforma Hotmart.

 

Pratique yoga

A yoga é outra atividade que busca trabalhar corpo e mente de forma interligada. Através de alongamentos, respirações e exercícios de força, ajuda a controlar estresse e ansiedade, além de aliviar dores no corpo. E os idosos, grupo de risco da Covid-19, podem se beneficiar bastante dessa atividade. Isso porque a yoga tem efeitos sobre a pressão arterial, os batimentos cardíacos e o metabolismo. Assim, pode ajudar a controlar hipertensão, diabetes e colesterol. Além do mais, a yoga melhora a qualidade do sono, essencial para manter o sistema imunológico em dia. Veja como praticar:

Yoga Adventure: neste canal no YouTube, a instrutora Claudia Faria e sua equipe fazem lives orientando a prática de exercícios em casa. Os vídeos ficam todos disponíveis para acesso a qualquer hora.

Pri Leite Yoga: neste outro canal, bastante popular, a youtuber e instrutora Priscilla Leite disponibiliza muitas aulas. Há vídeos para todos os níveis de alunos, do iniciante ao avançado.

 

Faça treinamento funcionais

Já para trabalhar com mais intensidade os músculos e a capacidade cardiorrespiratória, uma dica é aderir ao treinamento funcional. Essa modalidade caracteriza-se por movimentos dinâmicos que exercitam diversos grupos musculares ao mesmo tempo. É diferente, portanto, da musculação com aparelhos, onde os exercícios são localizados. Outra distinção é que no treinamento funcional são usados poucos acessórios: o próprio corpo é o peso a ser levantado. Assim, a prática acaba sendo perfeita para realizar exercícios em casa, inclusive durante a quarentena. Não à toa, existem muitas plataformas que oferecem treinos funcionais pela internet. Conheça algumas delas:

Nike Training Club: trata-se de um aplicativo disponível para iPhone e iPad desenvolvido pela Nike, famosa marca de materiais esportivos. No app, gratuito, são disponibilizados diversos treinos e exercícios funcionais de até 15 minutos.

Carol Borba: com mais de um milhão de inscritos no YouTube, o canal da instrutora oferece muitas videoaulas. Há treinos para cada parte do corpo e dicas de como manter uma vida saudável.

Nós Treino Coletivo: esta academia fechou as unidades em São Paulo por conta da pandemia, mas mantém suas aulas na internet. Através do site, é possível assistir gratuitamente treinos funcionais para fazer exercícios em casa.

 

Foto: iStock/