Neste domingo, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Dessa forma, a data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca a importância desse recurso tão essencial à vida. Logo, ela serve de alerta para que todos possam fazer um uso mais consciente em seu dia a dia. Afinal, a falta de água pode causar não somente desequilíbrios ambientais, como também provocar o início de uma guerra. Aliás, a escassez já foi e segue como um forte ou principal argumento em roteiros de diversas produções. Principalmente por este ser um modo eficiente de colocar o assunto em debate na sociedade. Ainda mais quando se trata de filmes e séries destacadas em plataformas de streaming como a Apple TV+, por exemplo.

Gratuito para quem adquirir um dispositivo qualificado na iPlace, o serviço traz um catálogo incrível, com novos títulos originais a cada mês. Além disso, também dá acesso a séries e filmes clássicos e populares que se destacam no ramo de entretenimento. Diante disso, veja cinco dicas de filmes para olhar e promover um bom debate neste Dia Mundial da Água. Todos eles estão disponíveis a partir do Apple TV+.

 

Para maratonar no Dia Mundial da Água

A Lei da Água

A Lei da Água é um documentário nacional que traz depoimentos de ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Assim, mostra a importância das florestas, de práticas e exemplos de conservação do meio ambiente para a preservação da água. Além disso, faz uma ligação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica no Brasil. Afinal, assim como a água, a informação é um bem universal que deve ser utilizado corretamente pela população. Logo, este documentário é uma importante fonte de conhecimento para avançar em questões relacionadas à gestão hídrica.

A Qualquer Preço

Baseado no livro homônimo, A Qualquer Preço (A Civil Action) traz John Travolta no papel do advogado Jan Schlittman. Assim como seus sócios, ele não procura vencer causas, mas, sim, obter vantagens em lucrativos acordos financeiros. Porém, o cenário muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude da contaminação da água. Com isso, ele decide enfrentar sozinho duas poderosas empresas responsáveis por despejar produtos tóxicos na rede que abastece a cidade. Logo, o filme chama a atenção para o fato de que a água está diretamente relacionada à vida.

007 – Quantum of Solace

Lançado em novembro de 2008, 007 – Quantum of Solace é o 22º filme da franquia 007/James Bond. Embora a trama seja focada no agente secreto mais famoso do cinema, ela também aborda a questão da água. Afinal, o recurso natural é utilizado como meio para um golpe militar planejado por um rico empresário contra a Bolívia. Assim como na ficção, infelizmente, conflitos políticos motivados pela escassez de água já são realidade. Especialmente em países do Oriente Médio e da Ásia Central.

Mad Max: Estrada da Fúria

Parte da série Mad Max, este filme é destacado como um espetáculo visual inesquecível e importantes questões filosóficas. Afinal, diante de um mundo pós-apocalíptico, os humanos lutam por sobrevivência num ambiente infértil e hostil. Diante disso, Max Rockatansky (Tom Hardy) é capturado por um ditador que retém os poucos recursos naturais acessíveis. Entre eles, água e comida.

Wall-e

Para completar a lista, não poderia faltar uma opção para ver com as crianças, certo? Afinal, cuidar da água e da natureza de modo geral, é uma responsabilidade sem limite de idade. Sendo assim, a dica é a animação da Dinsey Wall-e. Contextualizado no ano de 2700, o filme mostra o planeta Terra desabitado e poluído. Ou seja, é apresentado como um grande depósito de lixo onde Wall-e trabalha para compactar e organizar os resíduos. Enquanto isso, a população sobrevivente se protege contra a poluição numa estação espacial.

 

Então, para que a escassez de recursos hídricos fique apenas na ficção, que tal investir em mais consciência ambiental? Comemore o Dia Mundial da Água fazendo a sua parte, servindo de inspiração para sua família, amigos e comunidade! Afinal, são tempos em que a solidariedade faz toda a diferença em qualquer esfera… 🙂

 

Foto: iStock/Chinnapong