A tecnologia é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas escolas para promover um ensino dinâmico e adequado ao mundo moderno. Porém, o uso educacional dos recursos tecnológicos não precisa ficar restrito ao ambiente escolar, não é mesmo? Com dispositivos como iPhone ou iPad em mãos, as crianças podem transformar muitas de suas atividades diárias em verdadeiras lições. E o melhor: sem deixar a diversão de lado! Confira, abaixo, como o contato com a tecnologia no dia a dia das crianças impacta positivamente na sua educação.

 

Melhora a aprendizagem

Uma das melhores formas de aprimorar o aprendizado das crianças é com jogos educacionais. Logo, os recursos tecnológicos disponíveis atualmente são perfeitos para essa tarefa! Afinal, existem muitos games para iPhone e iPad que, por meio de desafios e brincadeiras, exercitam as atividades cognitivas. Isso porque o dinamismo das plataformas digitais ajuda a desenvolver a capacidade de aprendizado. Assim, ao jogar, os pequenos se divertem e, ao mesmo tempo, absorvem conhecimentos de maneira leve e natural.

Além disso, a interação com a touchscreen dos dispositivos estimula a curiosidade, a concentração e a capacidade de resolver problemas. Tudo isso, claro, acaba se refletindo nos resultados na escola, de modo a impactar positivamente o desempenho do aluno.

 

Facilita a transmissão do conhecimento

Com a internet, as crianças podem não apenas aprender como transmitir os conhecimentos adquiridos de forma mais dinâmica. E esse processo de passar adiante um conteúdo é muito importante para fixar o aprendizado. Especialmente se a criança fizer um esforço para explicar com suas próprias palavras aquilo que aprendeu.

Consequentemente, ao conseguir ensinar, ela tende a se sentir mais produtiva, o que aumenta a confiança e a autoestima. Por isso, é importante que pais e professores estimulem a garotada a compartilhar seus conhecimentos.

Seja ao vivo ou através de recursos tecnológicos, utilizando-se de mídias como texto, vídeos, fotos, áudios ou desenhos. Porém, vale ressaltar que o uso da internet por crianças deve ser sempre supervisionado por um adulto.

 

Estimula o contato com outros idiomas

Outra vantagem do uso de recursos tecnológicos na infância é o contato propiciado com línguas estrangeiras. Aliás, isso se dá de forma praticamente automática – já que, muitas vezes, jogos, apps e mesmo desenhos animados estão em inglês. Assim, ao deparar palavras e expressões diferentes, as crianças sentem a necessidade de procurar o seu significado.

Dessa forma, percebem a importância de dominar não apenas o português como também diferentes idiomas. Especialmente nos games, é possível aprender muitos termos de forma ainda mais fácil. Isso porque, ao jogar, a criança associa a ação executada por botões e comandos à palavra que está escrita ali. Além dos jogos, há inúmeros outros apps educativos voltados especificamente ao ensino de idiomas. Os melhores deles, aliás, disponíveis para iPhone, iPad na App Store.

 

Foto: iStock/Alina Demidenko