Se em algum dia foi difícil fazer fotos incríveis, até mesmo em situações de pouca luz, muitos jovens desconhecem. Afinal, a cada novo iPhone revela-se a evolução constante dos sistemas de câmeras. Prova disso é que até fotógrafos profissionais estão substituindo seus equipamentos tradicionais pela praticidade do dispositivo da Apple. Sobretudo pela qualidade de suas imagens nítidas, naturais, realistas e cheias de detalhes. Ao mesmo tempo, valorizar o presente é também cultuar o passado. Sendo assim, a iPlace convida você a se divertir numa experiência criativa e nostálgica a partir de fotos retrô. Para tanto, basta combinar seu iPhone ou iPad com o aplicativo 1967: Retro Filters & Effects.

Gratuito na App Store, ele permite ao usuário brincar com os efeitos perfeitamente imperfeitos da fotografia analógica. Nesse contexto, traz de volta tons, granulação e manchas de luz das câmeras vintage que operam com filme. Contudo, dispensa as carcaças pesadas e os produtos químicos da câmara escura. Então, pronto para unir estes dois mundos?

 

Divirta-se com os filtros e efeitos das fotos retrô

Diferentemente de antigo e vintage, que denominam algo criado em épocas anteriores, retrô designa o novo inspirado no passado. Assim, o app oferece interface minimalista para editar suas fotos e resgatar o espírito dos anos 1960. Para tanto, os criadores estudaram 64 tipos de filmes antes de desenvolver sua ampla variedade de tons e efeitos. Dessa forma, conseguiram disponibilizar mais de 220 filtros que podem ser aplicados rapidamente com apenas alguns toques. Cada um deles revive as técnicas de cinema dos anos 1970, 1980 e 1990.

Divididos em coleções, os filtros podem ser aplicados com diversas emulações de cores e efeitos, como bokeh e riscos. Depois de eleger um filtro, toque nele novamente para ver o efeito mudar sutilmente. Talvez o vazamento de luz se mova para o lado direito da imagem ou os riscos fiquem mais evidentes. Aliás, cada filtro possui mais de 30 variações para serem ajustadas. Nesse caso, mova as barras deslizantes de opacidade e sujeira até que a imagem fique perfeita. Além deste app de Fotos Retrô, diversos outros aplicativos podem ser úteis para estilizar suas produções com iPhone. Não deixe de conferi-los também! 🙂

 

Foto: iStock/Solovyova