Mesmo sem muito espaço em casa ou no trabalho, é sempre possível incluir um pouquinho de natureza ao seu redor. Seja com um vaso aéreo, um pequeno arranjo em cima da mesa, uma horta ou jardim vertical. Aliás, o contato diário com flores e plantas contribui para aliviar o estresse, melhorar o humor e até o desempenho. Ou seja: pode agregar importantes benefícios, tanto para sua saúde física quanto mental. Assim, que tal aproveitar a chegada da primavera para incluir mais natureza em seu cotidiano? Para isso, não é preciso nem ter muita afinidade com “tudo o que há lá fora”. Afinal, com a ajuda da tecnologia é possível conhecer as principais características e até identificar inúmeras espécies. Tudo a partir de um simples toque na tela de seu iPhone ou iPad.

 

Desbravando o PlantSnap

Gratuito na App Store, o PlantSnap oferece interatividade com realidade aumentada e funciona de maneira simples e intuitiva. Assim, basta tirar uma foto de cada uma das plantas que você deseja identificar. Além disso, o app também permite utilizar arquivos que já estão armazenadas na galeria de seu dispositivo. Porém, é importante que as imagens ofereçam uma boa perspectiva das plantas. Por exemplo: para identificar flores, é necessário enquadrar várias folhas ao redor e evitar que se misturem com outros tipos.

Com o aplicativo, o usuário pode inclusive formar uma coleção com todas as plantas consultadas. Dessa forma, conseguirá manter um acervo com os dados científicos de suas espécies favoritas. Mesmo que você não tenha uma foto, a partir do nome do exemplar poderá obter diversas informações. Isso porque, entre suas funcionalidades, o PlantSnap oferece uma ferramenta de busca. Logo, seu dispositivo pode servir tanto para resolver possíveis dúvidas quanto para lhe transformar num “especialista” em botânica. Afinal, além de identificar plantas de maneira automática e instantânea, o app disponibiliza um mapa para saber onde encontrá-la.

 

Benefícios do contato com flores e plantas

No meio urbano, você recebe estímulos constantes. Trânsito, faróis, pedestres, vendedores, anúncios, notícias. Tudo isso “grita” para sua mente, numa intensa competição por atenção. Dessa forma, o cérebro pode ficar rapidamente exausto e até apresentar perda ou lapsos de memória. Em contrapartida, um pouco de verde ajuda a promover alívio cerebral, funcionando como uma trégua da correria tipicamente urbana. Afinal, a influência da natureza ajuda a recuperar a mente da fadiga causada por rotinas de trabalho e estudo. Além disso, é capaz de melhorar a satisfação e a produtividade, bem como instigar a curiosidade e o aprendizado. A seguir, veja alguns dos benefícios oferecidos pelas plantas:

– O contato com a natureza ajuda no desenvolvimento das crianças, pois encoraja sua imaginação, criatividade e interação social. Em maior ou menor escala, isso vale para qualquer fase da vida.

– Em função da presença de flores, árvores e plantas, atividades ao ar livre podem aliviar sintomas de algumas doenças. Entre elas o Alzheimer, a demência, o estresse e a depressão.

– Um toque de verde ao seu redor contribui para diminuir os sintomas do Distúrbio de Déficit de Atenção. Inclusive pode ajudar a reduzir a necessidade de medicações.

Foto: iStock/SeventyFour