Páginas da web, documentos em PDF, livros, notícias e até o seu feed no Facebook. Valendo-se de um recurso nativo do iOS, o Conteúdo Falado, é possível usar o iPhone e o iPad para ler qualquer conteúdo da tela para você.

Embora o Conteúdo Falado se volte prioritariamente à acessibilidade, a função pode ser utilizada para facilitar a rotina de todos os usuários. Afinal, se você está sem tempo de ler as notícias, por exemplo, pode ouvi-las enquanto realiza outras tarefas. Para tanto, é só ativar o recurso no seu iPhone ou iPad dentro do menu de acessibilidade.

O processo é bem simples e, depois de ativado e configurado, basta arrastar dois dedos de cima para baixo em sua tela. Em seguida, aparecerá um controle de áudio que o ajudará a pausar, avançar ou retroceder a leitura quando necessário. Além disso, é possível escolher a voz e a velocidade em que você prefere ouvir. Algumas delas precisam ser baixadas antes para que se integrem ao sistema.

Uma dica útil para antes de começar a ouvir o conteúdo é sempre colocar as páginas em modo leitura, quando estiver no Safari. Com isso, evita-se que o recurso leia elementos extras que acompanham as páginas da web, como anúncios, por exemplo e você pode focar no conteúdo.

Ativando os recursos de fala em seu iPhone ou iPad

  1. Abra os “Ajustes” do sistema;
  2. Acesse “Geral” > “Acessibilidade”;
  3. Toque em “Fala”;
  4. Ative a opção “Falar Conteúdo da Tela”;
  5. Em “Velocidade da Fala”, mova a posição do cursor para aumentar ou diminuir o ritmo;
  6. Para alterar a voz da fala, selecione o menu “Vozes”. Nele há uma lista com dezenas de idiomas disponíveis. Você poderá baixar quantas quiser. Só fique atento, pois para o Português há opções masculinas e femininas para versões do Brasil e de Portugal;
  7. No menu “Pronúncia”, no final da tela, também é possível melhorar a dicção da voz para palavras em português. Para tanto, toque no botão de + e digite a substituição da palavra ou frase que você desejar;

Pronto! Sempre que quiser colocar o recurso em prática, arraste rapidamente dois dedos desde o topo até a base da tela.

Consumir conteúdo enquanto desempenha outras atividades é uma excelente maneira de otimizar seu tempo. Outra opção para investir em conhecimento e produtividade e inspirar sua rotina por meio do iPhone e iPad são os podcasts. Clique aqui para conferir algumas sugestões nacionais bem bacanas que selecionamos para você!