Quem nunca se viu perdido entre inúmeras abas e janelas abertas ao realizar uma pesquisa na internet? Ou, pior ainda, deparou com incontáveis distrações numa única página por conta de anúncios e pop-ups?

Assim, por mais que se queira manter o foco, é compreensível enfrentar dificuldades com leituras na web.

No entanto, a questão pode ser facilmente contornada por usuários de iPhone que utilizam o Safari como navegador. Afinal, basta um toque na tela para ativar um recurso capaz de restringir interferências e favorecer a atenção do leitor.

Como usar o Leitor do Safari no iPhone para manter o foco

Entre os diversos recursos do iPhone, o Leitor do Safari pode ocultar anúncios e outras distrações na internet. Assim, o usuário consegue agilizar a compreensão de suas leituras e manter o foco no que realmente importa.

Isso porque a função permite reformatar uma página web para mostrar apenas o texto e as imagens relevantes. Dessa forma, torna sua leitura muito mais leve e direcionada. Afinal, um visual mais limpo ajuda não somente a manter o foco no que está a sua frente, mas também a tornar a leitura mais agradável.

Para ativar esse modo de visualização no Safari, basta tocar no botão do leitor, na extremidade esquerda do campo de endereço. Depois, para retornar à página completa, é só tocar no mesmo campo novamente.

Caso o ícone não esteja visível, é possível que a própria página não disponibilize esse modo de leitura. Já nos sites compatíveis, o usuário pode usar o leitor de forma automática. Para isso, basta manter o botão do leitor pressionado e aguardar as alternativas. Em seguida, é só optar por usar o recurso automaticamente no site atual e/ou em todos os sites.

Além de ocultar os anúncios e demais distrações das páginas da web, o Safari também permite bloquear pop-ups no iPhone. Para isso, acesse ajustes > Safari e ative a opção “Bloquear Pop-ups”.

Foto: iStock/Chalabala