Você tem Backup? Ele está em dia? É muito comum esquecermos dele e é muito importante. Um Backup de seus arquivos pode evitar muitas dores de cabeça.

Fazer o Backup do seu computador é como passar fio dental nos dentes, lavar o carro ou cortar a grama – algo que você sabe que deve fazer, mas geralmente não faz. A Apple tem feito grandes esforços para tornar o Time Machine, o programa de backup incluído no Mac, fácil e divertido de usar.

O Time Machine é fácil de configurar. Ele permite a restauração de arquivos, pastas, aplicações ou um Mac inteiro, dependendo de sua necessidade.

Configurar backups do Time Machine

O Time Machine requer um disco rígido separado no qual armazenar os seus dados, você não pode “backupear” para o disco rígido do seu Mac. Qualquer disco USB ou FireWire vai funcionar. Um disco com pelo menos o dobro da capacidade de seu disco principal.. (maior é melhor). Você pode usar uma Time Capsule.

A maneira padrão para configurar um backup do Time Machine é muito simples. Conecte a unidade de backup (HD externo) em seu Mac. Se você ainda não configurou um Time Machine, quando você conecta o disco de uma caixa de diálogo se abrirá perguntando se você deseja utilizar a unidade como um disco de backup. Clique em Usar como disco de backup e as coisas vão começar automaticamente.

 

Muito simples? 😉 essa é a ideia!

Se esta janela não aparecer, vá e Preferências do Sistema > Time Machine. Clique no botão Selecionar disco de Backup, selecione a unidade que deseja usar para backups, em seguida, clique em Usar para backup …

O Time machine tem algumas opções de configuração.

Para excluir itens do seu arquivo, abra as Preferências do Sistema Time Machine e clique em Opções … Nesta janela, você pode adicionar arquivos, pastas ou discos inteiros que você não deseja incluir em seus backups. Drives externos conectados ao seu Mac não estão incluídos no backup, por padrão, você pode alterar isso aqui.

Use o menu do Time Machine na barra de ferramentas para verificar o status de seus backups. O menu é um pequeno relógio dentro de um círculo próximo ao canto superior direito da sua tela. Quando o Time Machine faz backup de seus dados, o círculo e os ponteiros do relógio giram no sentido horário. Clique neste menu para ver o momento do último backup. Você pode executar um backup imediato, escolhendo Fazer backup agora.

Se você ver um ponto de exclamação dentro do círculo que significa que há um problema com os backups. Muitas vezes você pode simplesmente escolher backup agora para ter as coisas funcionando novamente. Se não, o Time Machine irá exibir uma mensagem de erro.

Restaurar arquivos do Time Machine

Você pode usar o aplicativo Time Machine para ver seus arquivos e restaurar arquivos. Ele está localizado na pasta Aplicativos. O aplicativo Time Machine é a parte mais útil (e melhor) do programa.

Quando você inicia o Time Machine, sua tela para um “túnel do tempo” para ver seu computador. As janelas sobrepostas indicam arquivos em seu computador agora (janela mais à frente), e em “fotos” progressivas do passado. O lado direito da tela tem barras onde constem as datas e os horários dos backups salvos.

Clique em qualquer barra de datas para “viajar no tempo” e visualizar o conteúdo do seu computador na mesma data. As setas apontando para trás e para frente perto do canto inferior direito da tela vai passo-a-passo nas “fotos” do seu computador.

Navegue por seu disco rígido em qualquer data para localizar o arquivo, pasta ou aplicativos que você deseja restaurar. Você pode usar o campo de busca Spotlight para ajudar a encontrar itens. Você não pode abrir arquivos, enquanto no Time Machine, mas você pode usar muitos itens de pré-visualização do Finder Quick Look do recurso – selecione o arquivo e pressione a barra de espaço para exibir o conteúdo

Depois de encontrar o que você precisa, selecione o arquivo ou pasta, clique no botão Restaurar no canto inferior direito da tela. Time Machine irá dar um “zoom out” de volta para o desktop normal e restaurar o item para a sua localização original.

Pronto, seus dados são restaurados. Este é um dos mais legais efeitos visuais que eu já vi qualquer programa fazer.. muito menos um programa de backup. Realmente, impressiona quem vê.

Vale a pena navegar através de seus backups algumas vezes para se familiarizar com o modo como as coisas estão armazenados. A capacidade de navegar backups também ajuda a verificar que o Time Machine está sendo executado corretamente.

Às vezes, o item que você está restaurando ainda existe no seu disco rígido – por exemplo, uma nova versão de um documento que você está tentando restaurar de volta a um estado anterior. Neste caso, o Time Machine irá aparecer outra caixa de diálogo oferecendo a opção de manter o arquivo original, a cópia restaurada, ou ambos.

Ver Mail e Arquivos iPhoto, outros discos Navegue ou restaurar um computador inteiro

Além de navegar no Finder, o Time Machine também permite visualizar versões anteriores de seu Mail e dados do iPhoto diretamente de dentro dos aplicativos. Para fazer isso, abra o Mail ou o iPhoto e clique clique no ícone do Time Machine, e o “Túnel do Tempo” irá mostrar “fotos” do passado das suas pastas de email ou biblioteca do iPhoto. Se você acidentalmente apagar algo de sua caixa de entrada, aqui está uma forma de recuperá-la.

Às vezes você pode precisar restaurar o computador inteiro, após ter seu computador roubado, por exemplo. Você pode usar o seu arquivo do Time Machine, junto com o instalador do Mac OS X para fazer isso. Uma vez que o instalador começa a trabalhar, escolha Utilitários; Restauração do Sistema de Backup. Esteja ciente de o que pode levar um longo tempo – muitas horas, ou mesmo durante a noite – mas funciona em caso de emergência.

Cuide bem de seus arquivos. Faça backups diários. Você nunca sabe quando poderá precisar de seus arquivos.