Secret – A Cartilha do Bom Comportamento

titulo
O Secret foi criado com intuito bem claro: oferecer às pessoas um ambiente anônimo em que é possível compartilhar pensamentos e sentimentos sem restrição. E o resultado disso deveria ser uma coleção de conversas mais verdadeiras e genuínas, numa comunidade segura e libertadora – onde todo mundo tem a possibilidade de se expressar livremente.

Esses ideais são muito válidos e motivadores na teoria, mas na prática perdem um pouco do sentido, já que o que vem acontecendo é um pouco diferente do propósito inicial. Algumas pessoas estão fazendo mau uso da ferramenta ao compartilhar segredos de terceiros, ofender nominalmente e praticar bullying digital, além de usar imagens protegidas por copyright como pano de fundo (o que é proibido pelas regras do app).

Com essa série de polêmicas em mente, criamos uma cartilha com os 5 comportamentos ideais para utilização do Secret (sabia que ele já foi liberado por aqui novamente?). Nossa pretensão não é ditar regras, mas mostrar que existe potencial positivo num ambiente onde todo mundo está no escuro, cochichando baixinho entre si pra liberar as angústias da alma.

secret1

No Secret você tem a incrível possibilidade se conectar aos amigos de forma sincera e pessoal. Agir com responsabilidade e repensar o impacto que as suas mensagens podem desencadear é uma atitude muito bem vinda.

secret2

Falar sobre a vida alheia é complicado. Evite julgamentos e compartilhamentos de fatos que pertençam a alguém que não seja você mesmo. É difícil, principalmente num ambiente tão propício pra exacerbar essa necessidade, mas seguir esse conselho evita que outras pessoas sejam prejudicados.

secret3

Se encontrar um segredo que é claramente desrespeitoso e que atinja uma terceira pessoa de forma prejudicial, informe ao app e denuncie o conteúdo. Essa denúncia é a sua maneira de protestar contra o mau comportamento alheio.

secret4

Postar ameaças é considerado crime, então o pessoal do Secret se reserva o direito de contatar a polícia e abrir o anonimato em situações sérias. Lembre-se que isso vale pra qualquer tipo de ação criminosa e alegar que foi “só brincadeira” não vai funcionar.

secret5

Mesmo sob a máscara do anonimato, é legal manter o respeito, mas não deixe de se divertir. Já que o ambiente do Secret promove o compartilhamento de segredos entre amigos, dá pra bolar estratégias engraçadas e divertidas, mas que ainda assim se encaixam no que chamamos de “respeito ao próximo”.

Com essas dicas fundamentais e super fáceis de praticar a gente consegue uma comunidade de segredos engraçada, interessante e benéfica, né? Bom mesmo é exacerbar o respeito ao próximo.