O Lion trouxe várias novidades, algumas pessoas já se acostumaram com elas e outras não. Alguns amam e outras não enxergam o motivo para essa funcionalidade existir. Duas delas são sem dúvida o salvamento automático de documentos e o recurso de Versões.

Salvamento Automático
O Salvamento Automático no OS X Lion salva durante pausas no seu trabalho e se seu trabalho for contínuo, ele salvará após 5 minutos. Ele salva em segundo plano, então você pode trabalhar sem a distração de ter que lembrar de salvar ou ser interrompido pela barra de progresso.

Clique na barra de título para algumas opções:

Bloquear – Você pode bloquear um documento a qualquer momento para impedir alterações inadvertidas. Duas semanas após a última edição, o OS X Lion bloqueia automaticamente o documento para você. Dica: Você pode definir o intervalo para o OS X Lion bloquear automaticamente seus documentos, clicando no botão “Opções…” nas Preferências do Sistema do Time Machine, em seguida, escolha qual intervalo deseja no menu local “Bloquear documentos”.

Quando você tenta fazer uma alteração em um arquivo bloqueado, o OS X Lion pergunta se deseja desbloquear ou duplicar o arquivo.

Quando um documento está bloqueado, você verá uma mensagem esmaecida de “– Bloqueado” do lado direito do título da janela. Um ícone de cadeado é exibido na parte inferior esquerda do ícone de proxy e também no ícone do documento no Finder.

Para desbloquear seu documento, clique em “– Bloqueado” na barra de título e selecione “Desbloquear”.

Criar cópia – O recurso cria uma cópia do seu documento e o coloca ao lado do original. Então você pode iniciar uma versão atualizada usando a original como amostra.

Reverter à Última Versão Salva/Reverter à Última Versão Aberta – Você pode facilmente desfazer as mudanças recentes. Se você não estiver contente com as alterações feitas, escolha “Reverter à Última…”, em seguida, clique na folha de confirmação e seu documento será revertido para o estado de quando você o salvou ou abriu pela última vez. Assim, você pode experimentar gratuitamente, sabendo que pode sempre começar de novamente a partir do início.

Explorar Todas as Versões – Quando selecionado o documento entrará no navegador de Versões.

Versões
As Versões automaticamente gravam o histórico de um documento conforme você cria e faz alterações nele. O OS X Lion cria automaticamente uma nova versão de um documento cada vez que você o abre e a cada hora enquanto você estiver trabalhando nele. Você também pode criar instantâneos de um documento sempre que quiser. Com uma interface parecida a do Time Machine, as Versões mostram a você o documento atual ao lado de uma cascata de versões anteriores, permitindo que você faça comparações lado a lado de seu documento de trabalho com versões anteriores. Você pode restaurar versões anteriores inteiras ou trazer elementos de versões anteriores, como imagens ou texto para o seu documento de trabalho.

Cada vez que você abrir um documento, o OS X Lion salva automaticamente a versão atual. Ele também salva uma nova versão a cada hora enquanto você trabalha, construindo um histórico do documento.

Você pode criar manualmente uma versão do seu documento salvo a qualquer momento, escolhendo Arquivo > Salvar uma Versão ou pressione Comando + S (? + S).

O OS X Lion salva somente as informações que foram alteradas desde a última versão, fazendo uso eficiente do espaço em seu disco rígido. O OS X Lion gerencia o histórico de versões de um documento, mantendo versões de hora em hora por um dia, versões diárias por um mês e versões semanais por todos os meses anteriores.

Quando você compartilha um documento (por exemplo, através de e-mail, iChat ou AirDrop) somente a versão atual é enviada. Todas as outras versões são mantidas no seu Mac.

Não é nada complicado aproveitar esses novos recursos do Lion. Eles estão ai para você fazer muito Mais com Mac. Aproveite!

There are currently no comments.