Recomendações de segurança para projetos Apple

mac-seguro

O ecossistema Apple é estruturado, desde sua concepção, para ser altamente seguro. Composto por features de segurança únicas, vai além das opções oferecidas por diversos fabricantes em termos de controle e gerenciamento de dispositivos e aplicações, proteção de dados e sistemas, e agilidade no uso dos devices.

Para tanto, as plataformas iOS e MacOS são projetadas a partir de uma abordagem integrada de hardware, software e serviços, compondo não somente um design diferenciado, mas principalmente uma estrutura segura, confiável e muito ágil para equipes de TI, gestores de empresas e usuários finais.

DEP

A segurança em projetos Apple empresariais começa pelos programas de implantação, como o DEP – Device Enrollment Program, que garante facilidade e praticidade na configuração de dispositivos com toda a confiabilidade de estar, desde o registro inicial de cada device, em um ambiente Apple de gestão do parque e perfis de usuários.

Ferramentas de MDM agregadas a sistemas Apple também são recomendação forte em termos de segurança. Na verdade, a chave para a facilidade de uso da Apple é sua estrutura de gerenciamento integrada baseada em MDM, que permite a TI das empresas criar perfis de para gerir várias configurações dentro de um sistema operacional.

Estes perfis são entregues via Apple Push Notification Service (APNs), exclusividade Apple que possibilita manter uma constante conexão aos dispositivos, agilizando as capacidades de gerenciamento pela TI.

APN

O APN é uma camada crítica da Apple, tanto que só por meio dela programas como o DEP e todos os recursos de MDM em dispositivos iOS, watchOS, tvOS e macOS podem funcionar. Recursos de segurança, como bloqueio e limpeza remotos, bem como ações de gerenciamento, como envio de comandos, instalações e atualizações de software e configurações de perfis de usuários, também estão disponíveis somente via APN.

Por que isso é uma coisa boa para a empresa? , com isso, a Apple garante que tais programas e recursos só sejam acessados ​​por um canal direto com a fabricante, ampliando a segurança no gerenciamento dos ativos.

SEM TERCEIROS

Ao contrário de ambientes Windows ou Android, outra particularidade Apple é a não exigência de software de segurança de terceiros. Quando a empresa usa um parque de dispositivos Apple, conta com sistemas nativos de criptografia e antivírus, bem como opções de monitoramento de vazamento de dados, via MDM.

Há, ainda, integrações para proteção adicional da infraestrutura de rede, aproveitando ferramentas de parceiros Apple como Cisco, Aon e Allianz – de fato, em fevereiro deste ano estas empresas lançaram, em parceria, uma solução de gestão de risco para empresas que vai desde a avaliação de riscos a que a rede corporativa está exposta até ferramentas de segurança e seguro para casos de perda.

Na verdade, adicionar sistemas “Windows friendly” a ambientes Apple como ferramentas adicionais de segurança trará mais dores de cabeça do que benefícios, já que a integração não é a prioridade destes sistemas terceiros, o que poderá reduzir a capacidade de utilização dos dispositivos. No entanto, caso este seja o seu caso, a iPlace pode ajudá-lo na compreensão e posterior implantação do projeto.

MAC OFERECE MAIOR SEGURANÇA

Se isso não for suficiente, saiba que uma pesquisa global da Dimensional Research mostra que a maioria dos entrevistados (66%) afirma que o ambiente Mac é muito mais fácil de proteger do que o PC. Já em se tratando de iOS versus demais plataformas móveis, o nível de concordantes com a facilidade da Apple ficou em 90% das respostas.

As opções de segurança avançadas do ambiente Apple são muitas. Falaremos de todas elas aqui no blog. Acompanhe nossa séria de posts sobre o assunto e alcance proteção máxima para seus dispositivos.

Temos todas as soluções, ferramentas e serviços para aumentar a segurança de seu ambiente Apple. Consulte-nos: contato@iplacecorp.com.br ou 4020.7900.

 

There are currently no comments.