Enquanto você está sentado horas na frente de um computador, trabalhando, estudando, lendo, vendo vídeos, no Facebook… você está considerando o tipo de impacto esse comportamento está tendo no meio ambiente? Muito provavelmente não, certo? Felizmente, o pessoal da Apple colocou um monte de tempo e esforço pensando no meio ambiente em nosso lugar.

Vamos dar uma olhada no que faz da Apple uma das empresas de tecnologia mais verdes do planeta. Você vai conhecer algumas ações que a Apple está tomando para reduzir sua emissão de carbono nas áreas de fabricação, transporte, uso do produto, reciclagem, e instalações.

Nos últimos anos, a Apple tornou-se cada vez mais transparente sobre seu impacto ambiental. Como guru para questões de aquecimento global, e atual membro do conselho da Apple, Al Gore gostaria, eles fizeram alguns saltos bastante impressionantes no sentido de ser o mais ecológico possível.

O site da Apple descreve cinco áreas-chave do ciclo de vida do produto que o afetam no impacto ambiental e o que eles fizeram para melhorar as emissões de gases de efeito estufa nestas áreas. Vamos descrever brevemente essas áreas e discutir como ações mais verdes da Apple podem levar a uma economia significativa para seus consumidores.

Fabricação
A eficiência da Apple no processo de fabricação resume-se a redução de materiais, tanto de fabricação quanto de substâncias tóxicas. Avanços da engenharia como o unibody utilizado na fabricação de MacBook, que usa uma única peça de alumínio, gabinete totalmente reciclável, bem como o atual iMac que usam meros 8,3 kg de material, não só reduz a emissão de carbono da Apple, mas também reduz nos custos de produção. Ser verde pode ser mais barato.

Na medida em que os produtos químicos tóxicos não são usados, a Apple está anos a frente de qualquer um na indústria na eliminação de arsênio, retardantes de chama bromados (BFR), mercúrio, ftalatos, e cloreto de polivinila (PVC) de seus produtos. Mesmo se você não sabe o que os ftalatos são (quem sabe?), você pode estar certo que eles não estão no seu Mac.

Transporte
Realmente eles diminuíram os materiais usados na embalagem. Tamanhos de pacotes menores, significa menos materiais, que por sua vez significa que mais produtos cabem em um único avião ou caminhão, o que significa menor consumo de combustível, o que resulta em menos gases na atmosfera.

Novamente, note que o pessoal da Apple é esperto o suficiente para saber que o verde é apenas um bom negócio. Menos material de embalagem e mais produtos por carga, equivale a uma economia significativa para a Apple, que pode então ser repassado aos consumidores na forma de produtos mais baratos ou levar a lucros que possam ser pagos aos acionistas, tornando a empresa mais valiosa.

Utilização do produto
A maioria das emissões de gases da Apple realmente vem de você e de mim… 5.352.000 de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa de uso do produto pode soar como muito, mas esse número seria muito maior se a Apple não nos vendesse alguns dos produtos mais eficientes em termos de consumo de energia.

Com iMacs usando cerca de tanta energia quanto uma lâmpada de 60 watts e Mac Minis com muito menos, muitos de nós provavelmente usamos mais energia de iluminação nos escritórios e em nossa casa do que para rodar os Macs em si. A Apple mais uma vez é líder da indústria nesta área, já que é a única empresa do setor que possui o selo “Energy Star” em cada computador em sua linha atual.

Para a economia monetária ir diretamente para nós: menor consumo de energia, uma menor conta de energia elétrica, o que naturalmente faz com que gastemos mais dinheiro para aplicativos do iPhone!

Reciclagem
Em alguns casos a reciclagem resulta em mais emissões de gases de efeito estufa… mas a ideia é que você está fazendo mais bem do que mal. Basta ver a quantidade de alumínio e vidro que a Apple utiliza em seus produtos e percebe-se que eles estão projetando produtos com reciclagem em mente.
Eles conseguiram aumentar a sua taxa de reciclagem em todo o mundo mais de seis vezes desde 2005. O benefício para nós é óbvio: temos produtos feitos quase inteiramente de alumínio e vidro! Equipamentos mais bacanas, bonitos, fáceis de limpar e 100% recicláveis.

Instalações
A Apple tem vários vários escritórios, instalações de distribuição, lojas e similares que, compreensivelmente, usam uma quantidade significativa de energia para se manter. Eles estão criando instalações inteiras que serão executados com energia renovável e fornecendo transportes com bio-diesel para os funcionários irem ao trabalho.

Para saber mais detalhes de como a Apple leva a sério sua política ambiental, vá no http://www.apple.com/br/environment/ e leia. É interessante ver como uma empresa de bilhões se preocupa com o meio ambiente, e fica mais rica por isso.

Faça a sua parte… passe na iPlace, compre um Mac e contribua com o planeta!

There are currently no comments.