A iPlace inaugurou loja nova em São Paulo, no Mooca Plaza Shopping fez algumas promoções bacanas e você não resistiu e comprou seu Mac. Parabéns! Você verá como é tudo muito melhor com o Mac. Porém, se você fez a mudança para Mac a pouco tempo, você pode estar um pouco “perdido” em relação aos softwares para substituir os que você usava em sua outra plataforma, ou só quer saber que aplicativos são realmente bons para a plataforma Macintosh.

Uma das grandes coisas sobre ter um Mac é a incrível variedade de aplicativos disponíveis bonitos, muitos dos quais têm o potencial de acrescentar muito a sua experiência de uso no dia-a-dia com o computador.

Aqui vai uma lista de apps bem úteis que podem te ajudar bastante.

Wine Bottle e Parallels

Ao deixar o Windows, você pode precisar de algum software que só roda lá.  Estas duas aplicações poderão ajudá-lo a executar esses aplicativos com pouco ou nenhum esforço.

Wine Bottle é um projeto open source que oferece uma solução livre para fazer essa tarefa. Não vai funcionar com todas as aplicações, e ele pode ficar lento às vezes, mas, é uma solução gratuita.

Parallels é um aplicativo muito popular nesta categoria. Ela garante uma experiência simples, e ele funciona muito bem mesmo para tarefas mais complicadas, como jogos. É um aplicativo excelente e que executa o Windows rápido e com pouco esforço.

Você pode sempre dual boot no Windows usando o “Boot Camp”, mas isso não é uma solução tão simples se você está querendo facilmente alternar entre Mac e Windows.

Por que isso é essencial para um novo usuário: Especialmente logo depois de você fazer a troca, você vai precisar (mesmo que temporariamente) de aplicações que não possuem uma versão para Mac e que só rodam em Windows. Esses dois aplicativos são feitos para essas poucas ocasiões. Obviamente se você optou usar um Mac em um ambiente de trabalho que tem uma solução Windows, esses App´s poderão ser seus companheiros diários. Experimente o Wine Bottle, se não for o suficiente, vá para o Parallels.

Office / iWork

O Office e o iWork é são as suítes de escritório mais populares disponíveis para  Mac. Cada um deles inclui uma coleção de aplicativos que podem fazer coisas diferentes, como processamento de texto, planilhas ou apresentações.

Office para Mac ’11 é mais caro do que o iWork, mas também inclui seu aplicativo de e-mail, o Outlook e recursos, muito mais recursos do que o iWork. Como qualquer aplicativo do Windows, é bem fácil se perder em um monte de botões, menus e recursos que provavelmente só irão confundi-lo. O iWork é bonito e simples, mas também carece de alguns recursos em profundidade que você, um dia, pode precisar usar.

Por que isso é essencial para um novo usuário: Além de um browser web, uma suite de aplicativos de escritório será provavelmente a  ferramenta que você vai mais usar… Estas são duas das melhores opções disponíveis para o Mac e ambos fazem muito bem seu trabalho. Office para Mac é mais profissional e elaborado, por isso também um pouco mais complexo (e lento) de usar, enquanto o iWork é muito rápido e simples e provavelmente atenderá muito bem 90% de suas necessidades.

Stuffit Expander

A solução para abrir (descomprimir) arquivos em outros formatos está na própria Mac App Store. O aplicativo StuffIt Expander, gratuito, reconhece diversos formatos de arquivos comprimido, incluindo o RAR. O StuffIt é um clássico no mundo Mac, estando disponível desde os primórdios do sistema.

Para usar é muito simples. Não precisa fazer nada, e com a Mac App Store é ainda mais simples, basta instalar e o sistema Mac OS X já passa a trabalhar com arquivos comprimidos como o RAR normalmente. Não é necessário fazer nenhuma configuração adicional. Basta dar “duplo clique” em um desses arquivos e pronto, estará descomprimido.

Além da versão gratuita (Expander), que só tem suporte a descomprimir arquivos em diversos formatos, o produto também conta com versão paga. Na App Store, é o StuffIt Destinations, que além de descomprimir contém a função de comprimir além de muitos outros recursos. Se você precisa comprimir arquivos nesses outros formatos que não sejam o padrão ZIP, recomendados o produto.

Por que isso é essencial para um novo usuário: Apesar do Mac OS X ter um descompactador pronto para usar, o Stuffit oferece mais recursos e vai fazer com que você consiga abriar arquivos RAR sem maiores problemas.

Adium

Adium é um aplicativo gratuito que suporta multiplos serviços. Você vai gostar bastante de usar o iChat, mas para alguns serviços o Adium é imbatível.

Adium suporta MSN, Yahoo!, Google Talk, AIM e Facebook Chat e um monte de outros serviços.. você lembra do ICQ? Pois é.. se você ainda tem uma conta ativa do ICQ, pode usá-la com o Adium. Ele também é personalizavel com temas, add-ons e um monte de outras funcionalidades.

Porque é essencial para um novo usuário: Mensagens instantâneas são úteis para um monte de coisas e existem muitos serviços por aí, você as vezes precisa gerenciar muitas contas para se manter em contato com seus amigos e família. Adium vai ajudá-lo a manter-se organizado (e conectado) com todos esses serviços ao mesmo tempo.

Dropbox

Quem aqui nunca esqueceu o pendrive em casa com aquele arquivo importante para entregar no trabalho ou na faculdade? O Dropbox poderia ter ajudado…

Drobbox, é um serviço/aplicativo universal de distribuição e compartilhamento de arquivos. Basicamente depois de instalado em seu Mac, ele irá criar uma pasta onde os conteúdos estarão disponíveis o tempo inteiro pela internet, seus arquivos estarão nas “nuvens”.

Existe uma versão para Mac, Linux, Windows, você pode instalar no seu iPhone/iPad, Android e toda vez que você adicionar algum arquivo na pasta do Dropbox, esse arquivo estará automaticamente em qualquer dispositivo. Simples assim.

Outra grande funcionalidade do Dropbox é a opção da pasta “Public”. Uma vez que o arquivo esteja nesta pasta, basta um Control + Click (clicar com o botão direito do mouse) em cima dele, ir no menu Dropbox e escolher a opção: “Copy Public Link” que ele irá criar um endereço HTTP e deixar no seu clipboard, depois é só colar no email ou onde você desejar para dar acesso a esse arquivo para outras pessoas.

Porque é essencial para um novo usuário: É muito útil ter seus arquivos em qualquer lugar e o Dropbox deixa essa tarefa muito mais fácil. O seu pendrive pode ficar na gaveta… compartilhamento nas nuvens é o futuro.

VLC

Seu Mac já vem com o Quicktime, mas as vezes você quer/precisa rodar alguns formatos mais obscuros em seu novo Mac. O VLC não é um App muito bonito, mas faz muito bem o seu papel. Ele é muito mais simples de usar que muitos players de vídeo por aí e posso afirmar que é o melhor player que já vi funcionando. Se alguém te mandou um vídeo que você não consegue abrir de jeito nenhum, não fique procurando codecs por aí. Instale o VLC que ele é capaz de rodar qualquer formato que você possa imaginar. Se o VLC não rodar, muito provavelmente seu arquivo está com problemas.

Porque é essencial para um novo usuário: Ele faz o que promete sem nenhuma complicação, é um excelente aliado quando o Quicktime não consegue rodar o formato. Ele não é muito bonito, mas funciona lindamente.

Depois do Lion instalado e com essa lista de apps, você conseguirá fazer muito Mais com Mac. Aproveite!

There are currently no comments.