O sistema Mac OS X já vem com suporte para comprimir/descomprimir arquivos ZIP. Portanto, nada precisa ser feito para descomprimir arquivos no Mac. Simples, né? Mas só arquivos no formato ZIP, que afinal é um padrão. E quando alguém envia um arquivo RAR, por exemplo? O sistema Mac OS X não sabe “descomprimir” esses outros tipos de arquivos, preferindo ficar com o padrão mais comum.

 

Stuffit Expander

A solução para abrir (descomprimir) arquivos em outros formatos está na própria Mac App Store. O aplicativo StuffIt Expander, gratuito, reconhece diversos formatos de arquivos comprimido, incluindo o RAR. O StuffIt é um clássico no mundo Mac, estando disponível desde os primórdios do sistema.

Para usar é muito simples. Não precisa fazer nada, e com a Mac App Store é ainda mais simples, basta instalar e o sistema Mac OS X já passa a trabalhar com arquivos comprimidos como o RAR normalmente. Não é necessário fazer nenhuma configuração adicional. Basta dar “duplo clique” em um desses arquivos e pronto, estará descomprimido.

Além da versão gratuita (Expander), que só tem suporte a descomprimir arquivos em diversos formatos, o produto também conta com versão paga. Na App Store, é o StuffIt Destinations, que além de descomprimir contém a função de comprimir além de muitos outros recursos. Se você precisa comprimir arquivos nesses outros formatos que não sejam o padrão ZIP, recomendados o produto.

Por que isso é essencial para um novo usuário: Apesar do Mac OS X ter um descompactador pronto para usar, o Stuffit oferece mais recursos e vai fazer com que você consiga abriar arquivos RAR sem maiores problemas.

  • Vítor Soeiro

    Outra alternativa legal é o Zipeg. Tem boa interface, é gratuiro, suporta um grande número de formatos. A única “desvantagem” é que só está disponível em inglês.
    Abraço!!!