Se, você fez a mudança para Mac a pouco tempo, você pode estar um pouco “perdido” em relação aos softwares para substituir os que você usava em sua outra plataforma, ou só quer saber que aplicativos são realmente bons para a plataforma Macintosh.

Uma das grandes coisas sobre ter um Mac é a incrível variedade de aplicativos disponíveis bonitos, muitos dos quais têm o potencial de acrescentar muito a sua experiência de uso no dia-a-dia com o computador.

Esta semana estamos dando uma olhada em algumas das aplicações que pensamos se essencial e muito útil, para quem está chegando no Mac a partir do Windows.

Wine Bottle e Parallels

Ao deixar o Windows, você pode precisar de algum software que só roda lá.  Estas duas aplicações poderão ajudá-lo a executar esses aplicativos com pouco ou nenhum esforço.

Wine Bottle é um projeto open source que oferece uma solução livre para fazer essa tarefa. Não vai funcionar com todas as aplicações, e ele pode ficar lento às vezes, mas, é uma solução gratuita.

Parallels é um aplicativo muito popular nesta categoria. Ela garante uma experiência simples, e ele funciona muito bem mesmo para tarefas mais complicadas, como jogos. É um aplicativo excelente e que executa o Windows rápido e com pouco esforço.

Você pode sempre dual boot no Windows usando o “Boot Camp”, mas isso não é uma solução tão simples se você está querendo facilmente alternar entre Mac e Windows.

Por que isso é essencial para um novo usuário: Especialmente logo depois de você fazer a troca, você vai precisar (mesmo que temporariamente) de aplicações que não possuem uma versão para Mac e que só rodam em Windows. Esses dois aplicativos são feitos para essas poucas ocasiões. Obviamente se você optou usar um Mac em um ambiente de trabalho que tem uma solução Windows, esses App´s poderão ser seus companheiros diários. Experimente o Wine Bottle, se não for o suficiente, vá para o Parallels.

Office / iWork

O Office e o iWork é são as suítes de escritório mais populares disponíveis para  Mac. Cada um deles inclui uma coleção de aplicativos que podem fazer coisas diferentes, como processamento de texto, planilhas ou apresentações.

Office para Mac ’11 é mais caro do que o iWork, mas também inclui seu aplicativo de e-mail, o Outlook e recursos, muito mais recursos do que o iWork. Como qualquer aplicativo do Windows, é bem fácil se perder em um monte de botões, menus e recursos que provavelmente só irão confundi-lo. O iWork é bonito e simples, mas também carece de alguns recursos em profundidade que você, um dia, pode precisar usar.

Por que isso é essencial para um novo usuário: Além de um browser web, uma suite de aplicativos de escritório será provavelmente a  ferramenta que você vai mais usar… Estas são duas das melhores opções disponíveis para o Mac e ambos fazem muito bem seu trabalho. Office para Mac é mais profissional e elaborado, por isso também um pouco mais complexo (e lento) de usar, enquanto o iWork é muito rápido e simples e provavelmente atenderá muito bem 90% de suas necessidades.

 

Bem, esses são alguns aplicativos que podem te ajudar, amanhã tem mais…

E lembre-se: você pode Mais com Mac… é tudo uma questão de tempo.

 

 

  • Jorge Quintão

    Sou novato em Mac… Já tive um macmini e agora tenho um mac book pro… Porém tenho uma vasta experiência com TI… Sendo assim, queria colocar minha experiência pessoal com algumas soluções grátis:

    – o virtualbox da oracle é uma ótima solução;
    – estou usando o openoffice e estou muito satisfeito também (já usava no windows). possui vários recursos não disponíveis nos concorrentes pagos;
    – vlc media player, ótima aplicação para assistir vídeos;
    – firefox e thunderbird dispensam comentários;

    Atenciosamente,
    Jorge Quintão