O mundo da tecnologia é povoado por alguns mitos espalhados por seres humanos repletos de boas intenções, mas que erram feio no quesito “verificabilidade técnica”. Preparamos a seguir uma lista com as crenças mais comuns que assolam nossas vidas diárias e fazem com que a gente lide mal com algumas tarefas básicas e simples. A ideia é compartilhar sabedoria com fontes reais e propagar o bom uso dos nossos amados dispositivos!

Mito 1: Deixar seu iPhone carregando a noite inteira vai destruir a bateria dele.

DSC_0362_610x392

Se você é como os seres humanos normais, deixa o iPhone carregando mesmo depois de ele reclamar que a bateria já está cheia. Tem gente que acha que isso faz mal, mas ó: não faz, não. Tudo bem deixar por mais tempo. Não existe prova que isso possa danificar sua bateria de qualquer forma. iPhones possuem baterias de lítio e são bem inteligentes, sabem quando é a hora de parar de receber energia.

Mito 2: Não carregue seu iPhone até que a bateria tenha terminado totalmente.

ios7_bettery

Essa também é uma crença infundada sobre as baterias de lítio. Não tem o menor problema dar uma carga no seu iPhone quando ele estiver lá nos seus 30%.

Vamos explicar: baterias possuem um número limite de ciclos de carregamento antes de perderem a habilidade de segurar uma carga por bastante tempo. Um ciclo de carregamento consiste em encher sua bateria até os 100%. E razão pela qual ela parece perder a capacidade através dos meses de uso é que esses ciclos vão acabando (mas bem devagarinho, então se o seu iPhone apresentar uma queda estranha de bateria é importante fazer um diagnóstico pra descobrir se existe algum problema).

Mito 3: Você não deve desligar seu Mac todos os dias.

macfechado

Tem gente que acredita que desligar o Mac toda noite é prejudicial, mas na verdade é necessário e muito bom. Cair no hábito de apenas fechar o MacBook ou colocar o iMac pra dormir é fácil, mas atente-se: desligar seu dispositivo conserva a bateria e deixa os componentes menos estressados (e isso aumenta o tempo de vida deles).

Mito 4: É ruim usar o carregador do iPad no iPhone.

O site oficial da Apple declara que o adaptador de 12 watts serve para iPhone e iPad, sem discernimento entre ambos.

Mito 5: Display com alta resolução é sempre melhor.

Há estudos que comprovam que, a partir de certa escala, os olhos humanos não conseguem mais discernir pixels. É mais comum que os dispositivos atuais tenham resolução de 1920 x 1080, mas outros chegam a 2560 x 1440 (o que pode parecer impressionante, mas na prática percebemos pouco a diferença). É por isso que a Apple foca mais em nitidez e brilho de tela do que em displays supostamente ultra-densos.

Mito 6: Macs não pegam vírus.

macvirus

Na verdade Macs também são sim suscetíveis a malwares. E é de extrema importância se proteger com anti-vírus (sempre!).

There are currently no comments.