Felipe Oliveira é diretor de arte da revista Vice Brasil, mas já passou por outras empresas, sempre atuando na criação de cartazes, flyers, capas de disco e projetos editoriais. Conversamos com o cara, que é fã da Apple. Confira:


Quando você começou a utilizar Mac e qual foi a primeira coisa que o cativou?
A primeira coisa que me cativou foi o cheiro do Mac novo, logo que abri a caixa. É um momento único, já que logo você não se sente mais o cheiro, a não ser que volte a abrir a caixa para consultar o manual, por exemplo. Recentemente, pude sentir novamente o cheirinho Apple ao adquir um novo carregador para meu Mac. Logo depois de passar por esta experiência, uma das coisas que mais me cativa na máquina é a sua estabilidade.
[Nota da redação: Felipe não é o único que tem essa relação com o cheiro dos produtos Apple. Recentemente, uma empresa australiana lançou um perfume com este cheiro: http://bit.ly/Q4XofD]

Como designer/diretor de arte, o Mac consegue ajudá-lo em questões entre o orgânico e o digital?
Bastante. A placa de vídeo é muito poderosa e fiel. Em um escaneamento, por exemplo, consegue-se grande semelhança entre o orgânico e o digital. Outro ponto importante é a durabilidade e a resistência da tampa de alumínio, que permite maior segurança para o Mac na disputa de espaço entre estiletes, tintas, pincéis, pilhas de livros etc.

Costuma utilizar algum acessório além do Mac nas direções de arte?
Cada vez menos. Já cheguei a usar monitor extra para dividir a tela e mouse também, mas hoje eu só uso um tablet Wacom para desenhar. Na verdade, acredito que o trackpad resolve quase todos os problemas e que é uma tendência não usar mais mouse, e nem mesmo o “clique” do trackpad. Meu mundo perfeito seria poder usar o trackpad como tablet e este ser compatível com pontas diferentes como, por exemplo, a de uma caneta Bic.

Existe algum aplicativo que você costuma usar que facilite o seu dia a dia?
Não sou muito viciado em apps e programas. Uso o bom e velho caderninho para anotações e rabiscos e, obviamente, o pacotão Adobe CS. Entretanto, alguns serviços, acredito que vão seguir conosco por muito tempo ainda. Os sites e apps para upload e armazenamento de arquivos em nuvens são um bom exemplo. O recém-lançado Adobe Cloud é um belo sistema para produção e compartilhamento de arquivos online. Imagine utilizar o tempo do elevador para mudar as cores de um layout, por exemplo.

There are currently no comments.