Eduardo Pellanda é professor de comunicação digital da Famecos – PUCRS. No currículo, além do pós-doutorado no MIT – mais célebre instituto de tecnologia do mundo –, o fato de ser filho de Luiz Ernesto Pellanda, um dos, senão o primeiro, fãs da Apple no Brasil. Confira um pouco do que um macmaníaco tarimbado tem a dizer sobre o que faz, para ele, os produtos Apple serem tão bons.

Quando e como se deu seu primeiro contato com a Apple?
Foi em 1979 quando o meu pai trouxe para o Brasil um Apple II número de série 00949. Provavelmente o primeiro do país.

Ao longo do tempo, que fatores foram tornando você fiel aos produtos da marca?
Fatores como confiabilidade. Todos os meus Macs, eu deixei de usar para fazer um upgrade e não porque estragaram. Além das capacidades dos softwares da Apple. Também por questões subjetivas: acho que a marca tem um histórico de cuidado nos detalhes e em toda a experiência de uso. Sempre me surpreendo com algo.

Que programas você mais usa para facilitar/organizar a vida e para produzir?
Tenho usado muito Evernote e Dropbox para sincronizar todas as minha anotações e arquivos entre os aparelhos, mas já começo a ver no iCloud uma boa alternativa. Quando tivermos o Mountain Lion (próxima versão do Mac Os, já anunciada pela Apple), acho que pode substituir muita coisa.

O software da Apple é parte fundamental do encanto que os produtos geram. Existe alguma funcionalidade menos óbvia no Mac OS ou no iOS que você acha muito bacana e as pessoas não percebem?
No Mac OS, sempre fui muito fã de formas de automatizar tarefas. Antes com o AppleScript e agora com o Automator. Digamos que você tenha 100 fotos de que precisa mudar o nome, mudar o formato e armazenar em um lugar. Em um minuto, você cria um script de maneira visual para realizar esta tarefa. No iOS, gosto dos novos atalhos de teclado que vieram no iOS 5 e poucos sabem que existem. Você pode digitar, por exemplo, ADD e ele escreve todo o seu endereço em qualquer lugar.

Acompanhou os últimos lançamentos? A mão já está coçando por algum?
Sim! Estou maluco para atualizar o Apple TV e ver de perto o display do iPad novo!

  • Eduardo Pellanda

    Atualizando o artigo: já botei a mão na Apple TV nova e no novo iPad. Estou encantado com estes upgrades!

  • Henrique Riffel

    Tive o meu primeiro contato com a Apple pelo mestre Pellanda durante o tempo de Famecos. Agradeço a ele por conhecer a marca. Virei um macmaníaco por causa dele. (risos).

  • eu quero ser seu namorado

    Vou recomendar sua página no Facebook. Eu acho que é muito bom