Jogos Escondidos no Seu Mac

Prepare-se para ficar surpreso: você sabia que é possível jogar Tetris, Pong, Snake e vários outros jogos clássicos direto do Terminal do seu Mac? Pois é. Acessar esses e outros recursos escondidos do seu Mac é super fácil e a gente vai explicar como fazer (e impressionar seus amigos) em uma série de tutoriais semanais. Confira o primeiro para aprender como jogar o famoso Tetris.

Turorial:

Escondidas no seu Mac existe uma lista com várias aplicações retrô escritas especificamente para o editor de texto chamado Emacs. Nesse tutorial, a gente vai ensinar como completar o passo a passo através do caminho da diversão.

Passo 1: Abrir o Terminal
A primeira coisa é abrir a aplicação chamada Terminal que está localizada dentro da subpasta Utilidades (essa, por sua vez, pode ser encontrada na pasta Aplicações).

A gente sabe que parece um pouco assustador, mas não precisa se preocupar. Você não precisa ser um mago do Terminal para acompanhar esse tutorial. E, dito isso, é bom tomar cuidado com a ferramenta. Jamais digite algum texto aleatório ou ele poderá causar danos ao seu Mac.

Passo 2: Emacs
Uma vez dentro do Terminal, você precisa habilitar o Emacs – o editor de texto especial que foi criado em cima do conceito da extensibilidade.

Nessa etapa a única coisa que você precisa fazer é digitar “emacs” no Terminal e apertar a tecla Return.

Passo-0

Pronto! Não foi tão difícil, foi?

Passo 3: Tetris
Uma vez que você tenha obtido sucesso no passo anterior, a tela do seu Terminal irá exibir um texto longo, igual ou parecido com o da imagem abaixo:

Passo-1

Depois aperte Esc e esse comando deverá te levar para a tela seguinte

Passo-2

Depois de apertar o Esc e chegar à tela acima, basta apertar a letra X. Essa função vai fazer com que as letrasM-x apareçam imediatamente na parte inferior da tela do seu Terminal. Para abrir o jogo Tetris, por exemplo, basta digitar “tetris” após o M-x e apertar a tecla Return mais uma vez.

Passo-3

Depois do Esc, da letra X e de digitar “tetris” o jogo aparecerá na sua tela. Ainda que seja uma versão bastante básica, é uma ferramenta bacana. Além de ser uma curiosidade diferente para compartilhar com os amigos.

Passo-4

Jogar é ainda mais simples: enquanto os blocos caem, use as setas horizontais para levá-los de um canto ao outro e a seta que aponta para cima se quiser girá-los.

There are currently no comments.