Retrato e iluminação: faça fotos ainda mais incríveis no iPhone

mulher-foto-paisagemEvoluindo mais e mais a cada geração, o iPhone é referência também quando se fala em fotografia digital. Os recursos para captação de imagens ficam cada vez melhores, com novidades tanto no hardware quanto no software. Assim é possível fazer fotos incríveis com seu dispositivo, utilizando as diferentes funcionalidades que ele oferece. A qualidade dos retratos do iPhone remete a câmeras profissionais – e muitos fotógrafos inclusive já o utilizam em seu trabalho. A seguir, conheça alguns recursos que você também pode aproveitar para fazer bonito na fotografia digital.

Efeito de profundidade

O modo Retrato (iPhone 7 Plus, iPhone 8 Plus e iPhone X) utiliza duas câmeras para criar um efeito de profundidade de campo. Ele mantém o foco no objeto selecionado e desfoca o fundo, produzindo um resultado muito bonito. Além disso, o iPhone 8 Plus e o iPhone X contam com a Iluminação de Retrato. Este recurso permite aplicar efeitos incríveis às fotos, com qualidade de estúdio. Com ele, o usuário consegue fazer retratos bem semelhantes aos registrados por câmeras profissionais

O iPhone X é equipado com várias câmeras e sensores. Como não possui o botão Home, o desbloqueio de tela é feito via reconhecimento facial. Esse mesmo conjunto de recursos permite o efeito que desfoca as selfies, feito com a câmera frontal. Trata-se da TrueDepth Camera, inovação que permite fazer selfies utilizando o modo Retrato, com todos os efeitos dessa funcionalidade. Deslizando o dedo até o modo Retrato, o usuário já tem acesso a essa opção. O aplicativo da câmera, inclusive, dá dicas em tempo real, enquanto são registradas as imagens. Avisa, por exemplo, se a pessoa está próxima ou afastada demais, ou se o ambiente está escuro demais. Há a possibilidade de definir timer, aplicar diferentes filtros e também de utilizar o flash True Tone. Depois que a imagem estiver pronta, é possível editá-la, usando, por exemplo, o recorte e a melhora automática.

Fotos profissionais com a Iluminação de Retrato

Quem gosta de fotografia sabe da importância da iluminação para produzir imagens bacanas. O iPhone 8 Plus e o iPhone X trazem o recurso Iluminação de Retrato, nas câmeras frontal e traseira. Dotada de inteligência artificial, a função traz quatro opções de efeitos que conferem qualidade de estúdio às imagens. Para clarear traços faciais, por exemplo, pode-se selecionar a opção Luz de Estúdio. Já para aplicar uma iluminação direcionada a algum ponto com mais dramaticidade, aplique a Luz de Contorno. Se preferir isolar um objeto (como se estivesse sob a luz de um holofote), acione a Luz de Palco. Já a opção Palco Mono aplica uma luz de palco em preto e branco, dando um estilo bem clássico. Todos esses recursos podem ser aplicados tanto em tempo real quanto posteriormente à captura da imagem.

Por falar em iluminação, o modo de Sincronização Lenta do Flash permite disparos em velocidades mais baixas do obturador. Assim, é possível ter uma imagem em primeiro plano bem iluminada, sem que o ambiente em segundo plano “desapareça”. Ou seja: ele resolve aquele velho problema das fotos com fundo escuro.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os recursos de fotografia do iPhone, que tal praticar um pouquinho? Explore todas as possibilidades do modo Retrato, adicione efeitos de iluminação e deixe suas fotos ainda mais incríveis!

There are currently no comments.