998271_604353782930337_1084170755_n
A cosmonauta é uma empresa que cria e produz apresentações de alto impacto que potencializam produtos, serviços, negócios e ideias. Criada por dois jovens publicitários, em apenas dois anos de existência, a empresa já conquistou grandes clientes do mercado nacional.

A ideia de negócio foi tão bem recebida pelas empresas que, hoje, a dupla também viaja pelo Brasil realizando cursos práticos e teóricos sobre como implementar os monótonos e clássicos “PPT’s”. E todo este sucesso pode ser atribuído, é claro, a um grande produto da Apple para a criação de apresentações: o Keynote, como conta Gabriel Gomes, sócio-fundador da empresa.

Como surgiu a ideia de criar um negócio envolvendo apresentações?

Na época em que trabalhava em agências de publicidade como diretor de arte, gostava de criar apresentações impactantes para apresentar as minhas ideias. Fosse para o diretor de criações, ou para algum cliente. No começo, as apresentações não eram tão boas assim, mas com o passar do tempo, elas foram evoluindo. Até que um dia o pessoal ficou impressionado e resolveu tomar uma apresentação que eu fiz como modelo padrão para todas as outras que seriam produzidas na empresa. Naquele momento, eu senti que levava jeito para a coisa. Até que um dia, eu decidi que não queria mais trabalhar como publicitário e tive a sorte do meu sócio ter tomado a mesma decisão. Como ele também criava apresentações e já havia percebido – assim como eu – que o mercado demandava um trabalho mais refinado nesse sentido, resolvemos unir as forças e formalizar a ideia de montar um negocio com este objetivo. Foi aí que criamos a Cosmonauta. De um dia para o outro.

Qual a relação da empresa com o Keynote e os demais produtos da Apple?

Depois de um longo estudo sobre todas as ferramentas disponíveis no mercado para a criação de apresentações, optamos pelo Keynote como formato principal de produção e entrega do nosso trabalho. O Keynote se diferencia muito dos demais na quantidade de ferramentas e aplicações. As transições e animações são muito mais suaves e sofisticadas se comparadas com as do Power Point por exemplo, além de ter uma usabilidade muito intuitiva. A interface facilita o uso até dos usuários mais amadores. Ele também é compatível com todos os computadores que possuem o sistema operacional da Apple. O Power Point por exemplo, dispõe de diversas versões do mesmo programa. E toda vez que você envia um arquivo de um computador para outro, ele acaba se desconfigurando e pode comprometer a apresentação. A gente aqui é fã do Keynote, inclusive recomendamos muito nos nossos cursos. O problema é que muitas vezes os clientes só utilizem o Windows como sistema operacional. Nesse caso, fazemos as apresentações em Power Point mesmo ou em formato Flash. Mas caso eles queiram utilizar o Keynote, oferecemos também um MacBook para que ele possa realizar a sua apresentação com o programa. Quanto aos demais produtos da Apple, aqui utilizamos só iMac’s para trabalhar. A calibragem do monitor é um grande diferencial pra gente. Algo que não se encontra em nenhum outro equipamento. Todo designer gráfico, assim como eu, sabe que a qualidade e a praticidade de se realizar um trabalho num computador da Apple é absurdamente maior que nos demais. A configuração dos computadores e a durabilidade também é algo que prezamos e que relevamos na hora da escolha. O iMac pode até ter um valor de mercado acima dos demais, mais ao longo prazo, compensa. E muito.

Que outros serviços a Cosmonauta também oferece além das apresentações e dos cursos?

Além de uma apresentação totalmente diferenciada e adaptada às necessidades dos clientes, a gente também oferece um treinamento de dialética para o apresentador saber como se portar e falar diante do público. E tudo mais que possa vir a ser necessário para que a apresentação seja impactante. Precisou alterar alguma coisa de última hora? Fazemos. Precisa de alguém pra manipular o computador enquanto o cliente apresenta? Fazemos. Nervosismo na hora? Ajudamos. Enfim, tudo dentro deste universo.

Ficou curioso a respeito do Keynote? O programa exclusivo para dispositivos da Apple está a venda na App Store e também pode fazer a diferença na sua empresa. Compre já e comece a fazer você também as suas apresentações: http://bit.ly/ZQPj6f