O Mac OS X tem um sistema de contas de usuários, semelhante ao encontrado em máquinas com Windows. Vou dar algumas razões para que você configure as contas da maneira que achar melhor.
Cada conta é uma seção separada do sistema do computador. Coisas que o Usuário “A” faz não afetará os dados pertencente ao usuário “B”. Assim, basicamente, as contas são uma maneira útil de manter o trabalho de cada pessoa ou atividade separada. Eles são uma boa idéia em computadores familiares, por exemplo.

As contas podem também ser úteis para solucionar problemas. Se há um problema que ocorre quando você estiver logado em uma conta de usuário, mas não quando você está conectado em outro, você sabe que o problema está diretamente ligado a algum tipo de falha ou algum arquivo corrompido dentro dessa conta (muito provavelmente na pasta Biblioteca).

Contas também podem adicionar uma camada extra de segurança. Através da criação de várias contas, você pode garantir que qualquer pessoa que vai usar seu computador terão que obrigatoriamente saber um nome de usuário e uma senha para ter acesso as suas preciosas informações.

Por padrão, o Mac configura uma única conta a primeira vez que você ligá-lo, e essa é a conta que você passa a usar, para criar novas contas, vá em Preferências do Sistema e depois Contas.

 

Eu recomendo que você deixe a sua conta de administrador (o que você configurou quando você comprou o Mac) “limpa”, e criar uma própria para o trabalho do dia-a-dia. Se houver algum problema com a conta do dia-a-dia, você sempre pode usar a conta principal para solucionar problemas.

Já falamos aqui, como configurar os aplicativos que são iniciados automaticamente quando você acessar a sua conta. Olhe para o “Itens de Inicio de Sessão”, você pode adicionar praticamente qualquer coisa que você gosta aqui.

 

Se você estiver executando o Snow Leopard (Mac OS X 10.6), há uma conta configurada para o convidado. Esta conta automaticamente restaura-se e apaga tudo depois de ter sido utilizado. Se você vai deixa aquele primo mala sentir o gostinho de trabalhar com um Mac, esta é uma boa maneira para que seus arquivos estejam protegidos.

Ainda não tem um Mac? Na iPlace você pode sair com um MacBook e pagar em 10X de R$269,90 sem juros! Corra e garanta o seu.