Mudar o seu modo de trabalhar de uma hora para outra pode ser traumático, mesmo que seja para melhor.. então quem está vindo para o Mac agora, vai perceber que o caminho é muito mais fácil e recompensador do que parece. Vamos falar sobre atalhos.

 

Os atalhos de teclado são combinações de teclas que lhe permitem realizar uma tarefa sem ter que navegar através dos menus. Windows têm dois tipos de atalhos de teclado. Para alguns, você mantenha pressionada a tecla Ctrl e uma tecla alfanumérica, para outros, você pressiona a Tecla Alt e uma letra de cada nome de item de menu – muitas vezes, mas nem sempre, a primeira letra. Atalhos de teclado do Mac é parecido com as do primeiro tipo, mas você usa a tecla Command em vez da tecla Ctrl.

Seguem-se exemplos de atalhos de teclado do Mac:

Command + C = Copiar
Command + X = Recortar
Command + V = Colar
Command + A = Selecionar tudo
Command + F = Procurar
Command + S = Salvar
Command + Z = Desfazer

Substituir a tecla Ctrl pela tecla Command também se aplica à maioria de atalhos de programas, como o Microsoft Office para Mac.

Há dezenas de atalhos, por isso não tente se lembrar de todos eles. O OS X mostra o atalho disponível para cada ítem do menu ao lado direito de cada um.

Alguns atalhos usam combinações de várias teclas diferentes e o Mac OS X usa outras teclas além do Command.

Option: Esta tecla muitas vezes, modifica um item de menu de atalho ou fazendo que ele faça mais. No Safari, por exemplo, se você preciona Command + W, a aba que você está é fechada, mas se você precionar Command + Option + W, todas as outras abas são fechadas. A atalho no Editor de Texto para Editar ? Colar seguindo o estilo do parágrafo, é Option + Shift + Command + V.

Control: Esta tecla é muito usada nas combinações de atalhos, ou se você não habilitou o botão direito do mouse, pode ser pressionada em combinação com um clique para “chamar” o botão direito.

Nos menus do OS X, você vai encontrar alguns símbolos que representam as teclas de atalho, com o tempo você se acostuma com elas.

Existem muitos outros atalhos de teclado do Mac. Abra o menu Apple e escolha Preferências do Sistema ? Teclado e, em seguida, Atalhos de Teclado para ver a lista. O painel Teclado tem muitas outras opções para personalizar a sua experiência. Faça alguns testes, não é preciso reiniciar o computador para aplicar nenhuma alteração nas configurações… 😉

Se você acha que já está craque, nós já escrevemos aqui sobre muitos atalhos do Mac. Pode aprender e sair usando!

Dúvidas?!? Aproveite os comentários.

  • Aline

    Muita gente tem dificuldades em sincronizar as informações e até mesmo utilizar o aparelho pela primeira vez. Para auxilia-los, iremos passar algumas dicas de como fazer tudo funcionar “redondinho”. Lembrando que o iTunes funciona em Mac ou Windows. (A sincronização é feita somente através de USB e no Mac, exige o Mac OS X 10.5.8 ou posterior)

    sobre este comentário acima no seu blog de 27/12/10…eu não consigo sincronizar meu i pad com meu I mac e tenho a versão MAc os X 10.5.8. Pode me ajudar. existe um tutorial?

  • Jefferson Bordini

    Mais uma importante dica:

    Se por acaso for ficar algum tempo sem usar seu keyboard wireless, lembre-se de deixá-lo sem as pilhas. As baterias quando ficam algum tempo sem uso podem vazar danificando assim seu teclado. Nas iplaces já foram constatados alguns casos dessa natureza.

    Jefferson Bordini
    Vendas – Iguatemi