Normalmente escrevemos aqui dicas de como fazer ou o que fazer para isso ou aquilo. Hoje nós vamos inverter as coisas um pouco e vamos listar 7 coisas que você NÃO deve fazer com seu Mac Mini, MacBook, iMac, Mac Pro, MacBook Air ou MacBook Pro.

1. Nunca limpe sua tela com “Vidrex” ou qualquer outro produto do gênero que não seja especificamente para monitores. Também não use lenços, papel-toalha ou similares. Recomendamos uma flanela bem macia (microfibra é a melhor opção). Normalmente telas são limpas. Talvez você salive demais, ou coma um cachorro quente e pense que seu iMac é um iPad… na pior das hipóteses, use a flanela levemente umedecida em água. Só.

2. Nunca bata, derrube, sacuda, chute, de tapas ou faça embaixadinhas com seu Mac. Dentro do seu computador existe um componente chamado disco rígido que trabalha em altíssima velocidade e é muito delicado.

3. Nunca desligue seu Mac puxando o coitado da tomada. Use sempre a opção desligar no menu Apple. Ele prepara o disco rígido (que falamos ainda a pouco) para “estacionar” e assim seu computador irá desligar tranquilamente.

4. Nunca deixe apenas uma cópia de documentos importantes. Faça pelo menos 2 cópias de backup e deixe em outro lugar. Se você usa o MobileMe, você tem 20Gb para guardar seus documentos na web. Existem outras opções como o GoogleDocs ou o Dropbox.

5. Nunca saia da frente de seu Mac sem salvar seu trabalho. Decore as teclas “Command + S” e use-as sempre. Faça disso um hábito.

6. Nunca, nunca instale outro sistema operacional em seu Mac. Mac’s foram feitos para trabalhar com o Mac OS.

7. Nunca deixe alguém falar que o Mac é igual ao Windows. Eles não são. É a mesma coisa que falar que um Honda é o primo asiático da Ferrari…

Esquecemos de alguma coisa? Deixe nos comentários abaixo.

  • iRickMafra

    Porque não pode instalar Windows no Mac? Pifa por um acaso?

    • Mais Com Mac

      Opa.. tranquilo?
      Cara, pifar não pifa.. na verdade o Mac é considerado o melhor computador para rodar o windows. Mas você perde toda a experiência de uso de um sistema operacional feito sob medida para o hardware que você trabalha.
      Abraço

  • William

    Nunca esquecer de ejetar seu dispositivo externo, arrastando-o para o lixo

    • Diego

      Bem lembrado! 😉

      Muito boas as dicas.
      Mas também achei exagerado o item 6.

  • Lukaz32

    Qual é o problema com o “cliqueComDoisDedos” + Ejetar ?

  • Adriana

    Gostei muito do texto!! Concordo plenamente com tudo!! Hehehe 😉
    Postei no meu (@AdrianaGandin) as 7 dicas.

  • Philippe

    Já que “o Mac é considerado o melhor computador para rodar o windows. ” faça um dual boot :p

    e seja feliz ehehhehehhehhe
    só que ai falta um linux tbm né ? :-p

  • Caue

    Bom na verdade essas regras sao para qualquer computador a na ser a da comparacao e a parte do mobileMe…

  • EWolff

    Limpo a tela do MAC e PC, notebook com JIMO limpa vidros. Faço isso a bastante tempo nos em pcs e notebooks. Olha, MAC pode pifar como qualquer outro equipamento, mesmo as ferraris quebram… eu mesmo tenho amigos que tiveram macs pifando. Eu tenho macbook pro 15.4 (1 ano quase) e um acer 8210 travelmate (quase 4 anos de bastente uso, quase sempre ligado ). O problema sempre é o hardware genérico do PC, Mac é bom, mas podia ser melhor pelo preço que cobram, por ter uma única empresa somente que cria e produz o hardware. E MAC dá pau, deixa seu MAC ligado direto sem desligar, chega um dia ele trava, congela ou dá erro. Eu nunca desligo meu MAC nem o Note Acer com Windows Seven, só fecho a tampa. Notebook que nunca pifa é os IBM, antigos Thinkpad, feitos pra guerra, tem vídeo no youtube, sendo jogados no chão e ainda funcionam, mas não vem ao caso aqui. Desculpa, mas muitos compram hardware de PC xing ling, aí não tem como comparar com MAC, claro que MAC ganha. Mas em se tratando de hardware bom, hoje em dia PC e MAC são bons, até porque tem configs similiares, pcs e macs usam os mesmos processadores, placas de vídeo, cada um com seus prós e contras. Em se tratando de interface, MAC leva vantagem. Vejo muitas pessoas colocando Windows Seven em seus MACs, pq gostaram desse sistema operacional, e roda muito bem. Mas, como sou da área de TI, preciso ser conhecedor de PCs e MACs, por isso tenho um MAC, pra uso pessoal e trabalho. Gosto de PC e MAC. Sempre vou ter os dois, descobrindo o que cada um tem de bom e melhor.

  • Marcelo

    Sim, pifa… assim como pifa os outros computadores em que ele está instalado… hehehe

    • Eduardo

      Essa foi boa! hahahahahaha ele pifa lindamente

  • Emerson

    Concordo (em outro sentido) com o item 7, macs não são iguais a windows. O windows é melhor O.S. do mundo na atualidade somente pela questão do que tem desenvolvido para ele. Mac é unix disfarçado, quase uma distro proprietária linux. Quando a suplemacia de aplicativos do windows não for tão grande GNU/Linux Ubuntu e assemelhados vão dominar, não fará sentido pagar pelo windows e pelo mac quando podemos ter de graça e em comunidade algo superior em performance, funcionalidade e personalização.

  • Bruno Armanelli

    É a mesma coisa que falar que um Honda é o primo asiático da Ferrari…

    Chorei de rir, hahahahahahha

  • Vinícius

    muito boa as dicas, só não concordo com a questão de não instalar outros OS no mac, acho q se for da necessidade da pessoa, terá q instalar-lo, alguns programas muito específicos não existem ainda para o OSX infelizmente e o pior são alguns mais específico que não rodam bem no windows virtualizado.

    um outro ponto é o Command + S (salvar) hoje já existem programas que não tem este comando, salvam on the fly como nos apps para o iOS, vide o iMovie, que salva o seu progresso enquanto você trabalha.

    acho que não rola de entrar no debate sobre qual é melhor, se éo Windows ou o Mac, cada um tem suas virtudes e defeitos e no final das contas atende muito bem quem escolheu algum das duas plataformas

  • Elito

    O Mac tem dual boot para colocar o Windows. Mas para tanto

  • Hemerson

    Apple fan boy alienado detected.

  • Eduardo

    Sempre ouvi dizer e inclusive o manual que acompanha os Macs cita que não é recomendado desligar o sistema quando não está em uso, somente com uns 15 dias sem uso.
    Em que realmente é baseado essa recomendação em não desligar o sistema?
    Alguém sabe se existe a possibilidade de dar problemas no OSX ou no hardware com o BootCamp rodando alguma versão do Windows? Pois estou pensando em instalar o Windows apenas para jogos e eu teria que reiniciar sempre que quiser jogar.
    Desde já agradeço.

  • Fabiano

    Se não instalar o windows me diga como vou converter arquivos cdr em ai?

    • Mais Com Mac

      Oi Fabiano.
      Cada um tem a sua necessidade. Na verdade o Mac é considerado o melhor hardware para rodar o MS Windows. Eu tenho alguns problemas com arquivos CDR, mas eu sempre peço para quem me enviar o arquivo, já exportar do Corel em AI ou EPS. Sem stress!