Para as pessoas mais aventureiras, não há tempo ruim para viajar e explorar belas paisagens. Contudo, não dá para negar que o verão é a época mais convidativa para vivenciar experiências ao ar livre. E para registrar todos os seus melhores momentos, a GoPro é a câmera de ação ideal. Isso porque ela combina a praticidade de uma câmera de ação à alta qualidade de um equipamento profissional. Mesmo com seu pouco peso e pequeno tamanho, oferece resolução de imagem extremamente elevada. Além disso, a GoPro é muito resistente, já que foi desenvolvida para acompanhar atletas em esportes radicais. Assim, em pouco tempo, virou também o xodó dos viajantes, companheira de trilhas e parceira para mergulhos em águas cristalinas.

Garanta fotos e vídeos incríveis com a GoPro

Mais uma característica que define a GoPro é sua lente “olho de peixe” (fisheye). Com ela, é possível captar imagens em ângulos de até 180 graus. Assim, diferentemente das câmeras sem esse recurso, ela consegue capturar um grande número de pessoas ou objetos numa mesma imagem. Consequentemente, em vez de afastar a câmera para enquadrar melhor uma cena ou objeto, a dica é aproximar-se deles. Não à toa, a maioria das imagens com a GoPro são feitas a partir de um metro ou menos de distância. O fato também ajuda a investir em diferentes ângulos com muita criatividade.

Função manual

Para além dos ângulos, você sabia que é possível usar a função manual na GoPro? A opção está presente nos modelos HERO 3 e posteriores. Para ativá-la, basta utilizar o recurso Protune – um modo que permite personalizar funções e ajustes. Balanço de branco, exposição, nitidez, temperatura de cor, ISO… todos esses recursos queridinhos dos profissionais podem ser controlados na GoPro.

Para ativar o modo Protune, basta ligar a câmera e pressionar o botão frontal até o ícone “ferramenta” aparecer. O próximo passo é apertar o botão superior e escolher “Capture Settings”. Por fim, mantenha o botão frontal pressionado até aparecer “Protune” e, depois, toque no botão superior para ativá-lo. Dessa forma, você poderá selecionar, sempre a partir do botão superior, os ajustes necessários. O Balanço de Branco (WB) oferece possibilidades de 300k a 6500k. Para encontrar um bom equilíbrio de tons, lembre que um dia nublado, por exemplo, requer um WB mais alto. Já para cenas ensolaradas, o Balanço de Branco pode ter um valor menor.

Na função manual da GoPro, também é possível selecionar o ISO, com opções de 6400, 1600 e 400. Por padrão, a câmera vem com o ISO em 100. O ajuste da nitidez ocorre a partir do ícone quadriculado e, por fim, há o controle de exposição. Esta pode variar de -2 (visando à captura de menos luz) até +2 (que resulta em imagens mais claras). Para retornar ao modo automático, basta acessar novamente o ícone “ferramenta”, selecionar o Protune e desativá-lo. Dica: tudo isso também pode ser feito na tela de seu iPhone ou iPad, a partir do GoPro App.

Visão angular

Outra possibilidade oferecida pela GoPro é diminuir o efeito da lente fisheye. Para tanto, há duas alternativas: diretamente na câmera ou por meio do aplicativo GoPro Studio. Para fazer essa alteração na GoPro, é preciso ligar a câmera e pressionar o botão frontal até aparecer o ícone “ferramenta”. Depois de selecioná-lo com o botão superior, as configurações em uso serão apresentadas na tela. Pressione novamente o botão superior para alterar o primeiro item (RES). Mais uma vez, aperte o botão superior até aparecer a opção 1080p. Volte para a tela anterior e pressione o botão frontal duas vezes. Assim, você poderá selecionar a opção FOV, usando o botão superior, alterando a visão angular da GoPro. Ao escolher a opção Medium, a lente passará a capturar em 127 graus e, ao selecionar Narrow, em 90 graus.

Já a partir do aplicativo GoPro Studio, o usuário consegue retirar totalmente o efeito de olho de peixe. A diferença é que o programa utiliza as fotos já capturadas pela câmera, como uma funcionalidade de pós-produção. Então, depois de baixar e instalar o app, abra-o e selecione a opção Import New Files. Em seguida, escolha a imagem de que deseja remover o efeito e clique em Advanced Settings. Por fim, basta selecionar a opção Remove Fish Eye. Assim, suas imagens feitas com a GoPro ficarão mais parecidas com as fotografias convencionais.

GoPro e Light Painting

Em essência, fotografar é basicamente desenhar com a luz. No entanto, uma técnica chamada de Light Painting possibilita tornar esse ato literal. Para isso é preciso contar com um ambiente bem escuro e uma fonte de luz como lanterna, smartphone, fósforo, isqueiro… Assim, você pode desenhar, escrever palavras ou fazer arte abstrata em pleno ar. O registro da imagem fica por conta da sua GoPro. Para tanto, basta deixá-la fixa numa superfície plana ou tripé, a fim de garantir a estabilidade necessária. Em seguida, selecione a função de fotografia noturna e diminua ao máximo o ISO e a exposição de luz. Esses ajustes manuais podem ser feitos no modo Protune. Também é essencial configurar o obturador para 20 ou 30 segundos em Shutter. Pronto, agora é só explorar a técnica e se divertir!

 

Foto: GoPro/Divulgação