Firmes no topo das novidades do WhatsApp, as figurinhas personalizadas seguem fazendo muito sucesso entre os usuários do aplicativo. Afinal, elas são diversão garantida para os grupos de amigos e familiares. Então, se você ainda não criou as suas, saiba que é sempre tempo de aprender ou aprimorar suas habilidades. Além do mais, usando os aplicativos certos, fica muito simples fazer as próprias figurinhas para o WhatsApp.

Antes de tudo, uma dica é essencial. Para que suas figurinhas fiquem com um bom acabamento nas bordas, o segredo é remover o fundo das imagens originais. E, diferentemente do que se pensa, isso pode ser feito em poucos toques, diretamente na tela do iPhone ou iPad. Na App Store você encontra diversas opções de aplicativos que oferecem recursos avançados de edição de imagem – e sem complicação. Aliás, já tem até app de criação de figurinhas para WhatsApp com ferramenta de remoção de fundo integrada! A novidade apareceu numa recente (e bem-sacada!) atualização do aplicativo em questão.

Escolhendo seu app de criação de figurinhas

Além das funcionalidades em si, a interface e a usabilidade de um aplicativo são essenciais para a escolha do usuário. Afinal, nem sempre o que agrada alguns é importante para outros. Por isso, seja qual for a situação, o recomendado é testar as ferramentas. Assim, colocando a mão na massa, é possível descobrir qual solução mais combina com você.

Entre os primeiros apps disponibilizados para fazer figurinhas no WhatsApp, o WSTick é uma ferramenta completa para iPhone, iPad e iPod touch. Depois de fazer o download na App Store, abra o WSTick e toque no símbolo “+”, no canto superior direito. Na próxima tela, preencha os campos de identificação do seu pacote de figurinhas. Em seguida, toque em “Select Photo” para acessar a galeria de imagens e escolher de três a 15 imagens. Depois de fazer a seleção, toque na primeira imagem e escolha a opção “Eraser & Crop”.

Corte o que quiser colocar em evidência na foto e siga para o segundo passo: deixar o fundo transparente. O app permite escolher o tamanho da borracha e o grau de aproximação para o movimento dos dedos na tela. Em seguida, é possível incluir texto, desenhos e emojis em suas figurinhas. Salve e repita o processo com as demais fotos. Ao lado de cada pacote finalizado aparecerá um “+” para enviar suas criações diretamente ao WhatsApp. Se preferir, você pode experimentar aplicativos específicos para a remoção de fundos de imagens. Alguns deles oferecem maior precisão ao editar ou diferentes maneiras de tornar os cenários transparentes.

Plano B

Alternativamente ao WSTick, sugerimos a seguir dois apps de edição de fundo e um para gerar as figurinhas de WhatsApp. O primeiro deles é o Foto Background Eraser. O programa permite dar zoom para aumentar a precisão, apagar e reverter uma ação com um toque. Além disso, com a ferramenta varinha mágica, ele remove de forma automática toda uma área de cor semelhante. Por sua vez, o Borracha de fundo é ideal para quem já está habituado a trabalhar com ferramentas do tipo laço. Assim, em vez de apagar o fundo, sua tarefa é selecionar o que deseja destacar na imagem. Depois de circundar seu objeto ou personagem, é o app que se encarrega de apagar o resto.

Feito isso, você pode usar o Top Stickers para criar figurinhas de WhatsApp. Depois de baixá-lo na App Store, abra o programa e toque no “+”, no canto superior direito da tela. Digite um nome para o novo pacote de figurinhas e escolha de três a cinco fotos. Toque em “Salvar” e depois em “Adicionar no WhatsApp” para importar suas criações. O Top Stickers também possui pacotes próprios de figurinhas para download.

Todos os apps citados são gratuitos para os dispositivos iOS.

 

iStock/Sjale